Um novo aplicativo de segurança gratuito conseguem identificar quando está acontecendo um tiroteio ou assalto no Rio de Janeiro ou outras regiões.
Este tipo de aplicativo também transmite ocorrências e eventos ao vivo como acidentes, incêndios, roubos e assaltos de forma anônima por meio de um mapa que mostra o local das ocorrências.
As informações obtidas podem ser compartilhadas no WhatsApp ou em outras plataforma de mídia social para que você possa ajudar outras pessoas.
Como o Rio de Janeiro sofre constantemente com problemas de segurança pública, Jason Sprenger, um economista norte-americano, desenvolveu o aplicativo Viu inspirado em outros modelos que funcionam pelo resto do mundo.
Este aplicativo foi desenvolvido principalmente com a proposta de melhorar a segurança e evitar vias afetadas por tiroteios e arrastões e está disponível para Android por meio da Play Store.
Sprenger é casado com uma brasileira e mora no Rio de Janeiro desde 2020, ele revelou que decidiu mapear incidentes de violência depois que sua sogra foi vítima da violência por mais de uma vez.
O Viu possui uma linha do tempo com alertas de atividades de outros usuários que estão utilizando o aplicativo e podem avisar sobre uma ocorrência ou fazer uma transmissão ao vivo.
Este feed também inclui um mapa preenchido por pontos laranjas que indicam eventos de segurança e oferecem vídeos, fotos ou lives sobre o que está acontecendo naquele lugar.
Como em uma rede social, os usuários também podem reagir aos posts com comentários ou curtidas e compartilhar as publicações.
O Viu está em fase de testes sendo utilizado por 200 motociclistas que estão transmitindo informações de algumas regiões do Rio de Janeiro em tempo real.
De acordo com o criador do aplicativo, essas informações podem fazer com que as pessoas desviem de locais com violência e até salvar vidas de pessoas envolvidas em acidentes.
Segundo relatos do portal Tecno Blog, um motoqueiro que teve seu pescoço atingido por uma linha de pipa com cerol conseguiu atendimento rápido por causa de um motoboy usuário do Viu que passava pelo local.
Além disso, o motoboy alertou outros usuários do aplicativo sobre o risco para prevenir novos acidentes naquele local. Se você mora no Rio de Janeiro e quer monitorar áreas de risco, baixe o aplicativo Viu abaixo: