Apagão na Internet deixa dezenas de sites fora do ar nesta terça-feira (8)

Imagem de: Apagão na Internet deixa dezenas de sites fora do ar nesta terça-feira (8)

Dezenas de sites como BBC, Reddit, Pinterest ou Bloomberg estiveram inacessíveis na manhã desta terça-feira (8), o apagão durou cerca de 1 hora e já foi resolvido.

Durante o ocorrido, os usuários que tentaram acessar sites como BBC, CNN ou Reddit receberam o código de erro "Error 503 Service Unavailable".

As causa do problema foram falhas na Fastly, empresa fornecedora de rede de distribuição de conteúdos (CDN), responsável pelo funcionamento de vários dos sites afetados.

Além dos sites mencionados, outros grandes sites como a plataforma de streamer Twitch e o jornal Financial Times, também foram afetados pela falha.

"A Fastly, a fornecedora de CDN, está tendo uma falha massiva, que está fazendo com que a Twitch, Pinterest, Reddit, The Guardian ou o FT tenham erros 503", escreveu Matt Taylor, gestor de produto no jornal Financial Times.

A extensão da falha chega também a domínios governamentais afetando sites ligados ao Governo do Reino Unido que apresentavam o mesmo erro.

O problema foi detectado por volta das 7 horas (horário de Brasília), hora em que a empresa disse estar "a investigando o potencial impacto no desempenho dos serviços CDN" por meio de um aviso.

A Fastly vem compartilhando atualizações ao longo da última meia hora, frisando que "continua investigando esta questão". Várias regiões que vão desde a América do Norte até à Europa, estão com serviços afetados.

A Fastly disse que já identificou as causas do problema e já estar "implementando uma correção".

Via: Jornal de Negócios

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.