A AMD acaba de lançar o driver Adrenalin 23.8.1, que corrige uma série de problemas que afetam as GPUs Radeon RX 7000 e RX 700M, incluindo um consumo excessivo de energia no modo inativo, travamentos e queda de desempenho.
Um dos destaques notáveis desse novo driver é a resolução do problema de alto consumo de energia ociosa que vinha incomodando os proprietários das poderosas GPUs AMD Radeon RX 7000.
Especialmente notado ao executar configurações com vários monitores, telas de alta taxa de atualização e painéis de alta resolução, esse problema agora é coisa do passado.
Embora a empresa já tenha disponibilizado uma correção intermediária, esta atualização traz ainda mais otimizações, com promessa de mais a caminho. Os jogadores também serão agraciados com correções para uma série de jogos populares.
Um exemplo notável é o caso de Ratchet & Clank: Rift Apart, no qual as GPUs AMD Radeon RX 7000 encontraram dificuldades no suporte ao ray tracing.
Os desenvolvedores precisaram desativá-lo inicialmente para as placas RDNA 3 antes de reintroduzi-lo no último lançamento do driver.
Mesmo após essa atualização, problemas persistiam, como travamentos e tempos limite de driver ao utilizar recursos de rastreamento de raio ou escalonamento dinâmico. Felizmente, esses bugs foram corrigidos nesta atualização.
A AMD não deixou de lado seus usuários de GPUs Radeon RX 5000 e RX 6000. Além das melhorias para esses produtos, a empresa também abordou a queda de desempenho detectada em CPUs AMD Ryzen em combinação com as GPUs Radeon 700M.
Isso era particularmente visível na série Phoenix Ryzen 7040 e em outras variantes da família iGPU. A solução para esse problema é um testemunho da dedicação da AMD em proporcionar a melhor experiência possível aos seus usuários.
Além das correções vitais, o driver também traz suporte ao jogo recém lançado Immortals of Avenum, um dos títulos mais aguardados.
Para uma lista completa das melhorias e correções presentes no driver AMD Adrenalin 23.8.1, veja abaixo:
Destaques:
- Suporte para Immortals of Avenum
Problemas corrigidos:
- Melhoria no consumo excessivo de energia ociosa em configurações de múltiplos monitores com telas de alta resolução e alta taxa de atualização em GPUs da série Radeon RX 7000 com taxa de atualização variável habilitada. Outras otimizações para economia de energia estão em desenvolvimento para configurações de exibição adicionais.
- Possível queda de desempenho em jogos DirectX 11 na AMD Radeon RX 5600 XT quando a memória AMD SmartAccess está ativada.
- Ocorrência de falhas de aplicativo ou tempos limite de driver ao jogar Ratchet & Clank: Rift Apart com Ray-Tracing e Dynamic Resolution Scaling ativados em algumas placas gráficas AMD, como o Radeon RX 7900 XTX.
- Falhas de aplicativo ou tempos limite de driver podem ocorrer ao jogar Starcraft II em GPUs da série Radeon RX 7000.
- Corrupção intermitente pode ser observada em Rocket League quando o recurso Bloom está desativado em certas placas gráficas AMD, como o Radeon RX 6900 XT.
- Queda de desempenho identificada em vários jogos em processadores AMD Ryzen com GPUs da série Radeon 700M.
Problemas conhecidos:
- A sobreposição de métricas de desempenho pode exibir "N/A" para FPS em diversos jogos.
- Áudio pode ocasionalmente ficar fora de sincronia com o vídeo ao gravar com o software AMD: Adrenalin Edition usando o codec AV1.
- A tela pode não alcançar o brilho adequado com determinados jogos em monitores e TVs SAMSUNG FreeSync Premium Pro quando o escurecimento local está ativado.
- Falhas de aplicativo ou tempos limite de driver podem ocorrer ao jogar Baldur's Gate 3 com API DirectX 11 em sistemas específicos com GPUs da série Radeon RX 7000.
Observações importantes emitidas pela AMD:
- A redefinição de fábrica foi temporariamente desabilitada como medida preventiva enquanto trabalhamos para resolver problemas isolados de instalação que foram reportados durante atualizações de PCs. Como alternativa temporária, os usuários podem utilizar a Ferramenta de Limpeza AMD Cleanup Utility.