A Apple está planejando transformar alguns de seus recursos de inteligência artificial em serviços pagos, assim como fez com as assinaturas do iCloud+, segundo Mark Gurman da Bloomberg.
No seu último boletim informativo Power On, Gurman explicou que o Apple Intelligence será inicialmente gratuito, mas a ideia é lançar algo como "Apple Intelligence+", com funcionalidades extras que os usuários poderão acessar mediante uma assinatura mensal.
Essa estratégia visa criar uma nova fonte de receita para a Apple, compensando a desaceleração nas atualizações de hardware e diminuindo a dependência da empresa em relação a ajustes físicos para impulsionar os negócios.
Além disso, sempre que um usuário se inscrever em recursos de parceiros de IA, como o ChatGPT da OpenAI, a Apple deve receber uma parte dessa receita.
Gurman ainda espera que a Apple firme acordos com Google e Anthropic para oferecer seus serviços de IA através dos dispositivos da marca.
O primeiro desses anúncios deve acontecer quando o Apple Intelligence for lançado no outono, como parte do iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia.
Vale lembrar que a Apple já rejeitou uma parceria com a Meta, empresa dona do Facebook, alegando preocupações com privacidade.
No entanto, a empresa está buscando parcerias para o mercado chinês, onde serviços como o ChatGPT não estão disponíveis.