A Xiaomi apresentou seu primeiro robô humanóide em tamanho real durante o evento de lançamento de novos produtos da empresa em Pequim, na semana passada.
O robô humanóide foi desenvolvido pelo Xiaomi Robotics Lab e batizado de CyberOne, este é o membro mais recente da série Cyber da Xiaomi, que também conta com um robô quadrúpede chamado CyberDog lançado no ano passado.
O CyberOne consegue identificar emoções humanas e possui as capacidades de melhorar a visão e reconstruir o mundo real em projetos virtuais tridimensionais (3D).
"As capacidades mecânicas e de IA da CyberOne são todas desenvolvidas pelo Xiaomi Robotics Lab. Agora, investimos de perto em P&D em diversas áreas, juntamente com programas de software, {hardware} e inovação de algoritmos", disse Lei Jun, fundador, presidente e CEO do Xiaomi Group.
"Com a IA em seu núcleo e um corpo humanoide em tamanho real como sua embarcação, essa é uma exploração das perspectivas do futuro ecossistema tecnológico da Xiaomi e um novo avanço para o corporativo", acrescentou.
Durante a demonstração, o CyberOne foi visto andando sobre duas pernas seguindo em direção ao CEO Jun, para lhe entregar uma flor. Em seguida, ele se comunica com as pessoas.
I was both nervous and thrilled to interact with him on stage. What did you think of his performance tonight? #CyberOne pic.twitter.com/Je1eXDYEGR
— Lei Jun (@leijun) August 11, 2022
O CyberOne possui um rosto na forma de um painel OLED curvo que exibe informações em tempo real, mede 177 cm de altura e pesa 52 kg, com uma envergadura de 168 cm.
Além disso, ele suporta até 21 graus de liberdade em movimento e pode imitar movimentos humanos com respostas em tempo real em 0,5 ms. Andando, ele pode atingir a velocidade máxima de cerca de 3,6 km/h.
O CyberOne foi equipado com braços e pernas que dependem de um motor de articulação independente para melhorar o desempenho em cada parte de seu corpo.
Para garantir a flexibilidade dos membros superiores do robô, a Xiaomi desenvolveu um motor de alta eficiência pesando apenas 500g com um torque de saída de 30Nm para a articulação do membro superior.
Da mesma forma, o CyberOne recebeu um motor semelhante 10x mais forte na articulação do quadril, podendo gerar um pico de torque instantâneo de até 300Nm.
A Xiaomi programou a postura de caminhada do CyberOne para ser natural e estável com um algoritmo de controle bípede humanóide auto-desenvolvido. Ele ainda suporta até 1,5kg de peso com uma única mão.
O CyberOne também foi equipado com um mecanismo de reconhecimento de semântica de ambiente MiAI e um mecanismo de identificação de emoção vocal MiAI.
Estes mecanismos permitem que a máquina humanóide possa identificar 85 tipos de sons ambientais e 45 classificações de emoção humana.
Além disso, o CyberOne é capaz de detectar a felicidade e até confortar uma pessoa em momentos de tristeza. No entanto, segundo Jun, os robôs biônicos humanóides ainda precisam do mais alto grau de integração técnica.
- Leia também: Xiaomi lança XRING 01, seu primeiro chip de 3nm
Ele ainda observa que este tipo de máquina humanóide capaz de detectar emoções humanas e interagir com pessoas apresentam o maior desafio no campo da robótica inteligente.
Ele ainda acrescentou que a Xiaomi está dando seus primeiros passos no campo, e o CyberOne está continuamente recebendo novos recursos.
"Acreditamos que os robôs inteligentes definitivamente farão parte da vida das pessoas no futuro", disse Jun.
Confira o vídeo que mostra as principais funcionalidades do CyberOne da Xiaomi.








