A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, anunciou a conclusão de uma rodada de financiamento de US$ 6 bilhões, com uma grande participação de investidores do Oriente Médio e do Ocidente.
O principal produto da xAI, o chatbot Grok, busca se diferenciar de concorrentes como o Bard do Google e o ChatGPT da OpenAI.
Os novos recursos serão destinados à expansão das infraestruturas de IA da empresa e ao desenvolvimento de sistemas benéficos para a humanidade.
Desde o lançamento do ChatGPT, chatbots de IA têm ganhado destaque, com Bard e Grok emergindo como principais concorrentes.
Grok já está disponível para usuários premium da plataforma de mídia social X, também de Musk, e permite a realização de diversas consultas. Durante o anúncio, Musk revelou que a avaliação pré-monetária da xAI foi de US$ 18 bilhões.
O ChatGPT, apesar de seu sucesso, tem enfrentado controvérsias internas na OpenAI, principalmente relacionadas a contratos e comentários de ex-membros do conselho.
Musk aspira criar uma IA que atraia os usuários, compartilhando regularmente exemplos das capacidades de Grok em sua conta no X, uma das mais seguidas globalmente.
Empreendedor em série, Musk também lidera outras empresas, como SpaceX, Tesla, Boring Company, Neuralink e a própria plataforma X. A paixão de Musk pela xAI é pessoal, refletindo seu fascínio por tecnologia desde a infância.
A xAI tem como principal objetivo desenvolver modelos de inteligência artificial geral (AGI), que se aproximam da inteligência humana em termos de tomada de decisões e raciocínio.
A xAI foi lançada oficialmente no ano passado, época em que Musk fez algumas declarações polêmicas sobre a segurança da IA.
Em um evento no X, Musk discutiu os desafios do desenvolvimento da AGI, comparando-os com suas experiências na Tesla e SpaceX.
Segundo ele, entender os fundamentos da AGI é importante, e no futuro, o desenvolvimento de tais modelos pode parecer mais simples em retrospectiva.
O objetivo da xAI é criar "sistemas avançados de IA que sejam verdadeiros, competentes e maximamente benéficos para toda a humanidade".
Entre os investidores destacados na última rodada de financiamento estão Fidelity, Sequoia e uma holding saudita liderada pelo príncipe Alwaleed Bin Talal.
Musk falou sobre sua disposição de enfrentar até mesmo desafios legais para proteger o bem público contra interferências governamentais em sua empresa de IA. Ele destacou a importância de um sistema jurídico robusto nos EUA para combater potenciais abusos de poder.
A xAI segue na busca de um futuro onde a IA possa resolver problemas complexos de forma autônoma, alinhando-se aos valores de segurança e benefícios globais.