WhatsApp libera pagamentos direto do aplicativo no Brasil

Imagem de: WhatsApp libera pagamentos direto do aplicativo no Brasil

Em uma nova fase do aplicativo, o WhatsApp a partir de segunda-feira (15), irá permitir enviar e receber dinheiro direto no aplicativo.

A empresa informou que o Brasil é o primeiro país a receber a novidade, por enquanto. A novidade será disponibilizada para pessoas físicas e pequenas empresas.

Com esta nova opção no aplicativo, será possível enviar dinheiro para amigos e familiares, como no aplicativo de transações PicPay.

Além disso, será possível realizar compras de produtos oferecidos por empresas que utilizam o WhatsApp Business.

O serviço será fornecido pelo Facebook Pay, entre os parceiros da iniciativa estão: Cielo, Visa, Mastercard, Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, eles estão trabalhando na viabilização.

Segurança

Para garantir a segurança das transações, antes de cada transferência um código PIN de seis dígitos previamente cadastrado deve ser inserido ou a biometria do celular, como qualquer outra transação financeira feita pelo celular.

Transferências entre pessoas físicas só é possível utilizando cartões de débito, com um limite de envio de R$ 1.000,00 por transação e recebimento de até 20 pagamentos por dia como limite de R$ 5 mil por mês, sem qualquer taxa pela transação.

No caso de transferências entre empresas, todos os pagamentos serão processados pela Cielo, sendo possível utilizar cartões de crédito e débito. Porém, o estabelecimento será responsável por pagar uma taxa pelas transações realizadas.

A empresa informou que vai facilitar a chegada de novos parceiros, e por conta de seus primeiros parceiros, os usuários estão limitados apenas a cartões de crédito e débito emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi.

Em nota, a empresa informou que o objetivo é simplificar as compras, oferecendo ao usuário, opção de pagar diretamente pelo aplicativo ao mesmo tempo em que olha o catálogo, e finalizar o pagamento, combinando os detalhes da entrega sem precisar sair do aplicativo.

Transferência de dinheiro

Enviar e receber dinheiro pelo aplicativo é simples. Primeiro, é necessário cadastrar um cartão válido dentro do próprio WhatsApp.

O recurso será liberado de forma gradual, a opção do Facebook Pay deve aparecer nas configurações do mensageiro.

Com o novo recurso disponível, verifique os termos e condições de utilização do serviço. Com a adesão à funcionalidade, basta cadastrar uma senha, cartão válido, inserir CPF e nome completo.

Feito isso, as conversas agora passarão a contar com a opção de solicitar dinheiro e enviar quantias. A empresa informa que no futuro planeja que os mesmos dados de pagamento possam ser usados em todos os aplicativos associados ao Facebook.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.