Depois de muito tempo sendo um dos poucos aplicativos sem anúncios, o WhatsApp começa a passar por uma transformação importante.
A Meta, empresa dona do WhatsApp, decidiu que chegou a hora de colocar propagandas dentro da plataforma. Essa mudança marca o fim de uma era em que o aplicativo era totalmente livre de anúncios.
Se você usa bastante o Status do WhatsApp para postar fotos, vídeos ou mensagens que somem depois de 24 horas, já pode começar a notar algo diferente.
Além das atualizações dos seus amigos e familiares, também vão aparecer anúncios de empresas. Essas propagandas serão identificadas como "conteúdo patrocinado", então vai dar para saber direitinho que se trata de uma publicidade.
Por que a Meta decidiu colocar anúncios no WhatsApp?
A verdade é que isso não é novidade nos bastidores. Há anos a Meta dá sinais de que queria fazer isso. Mas por muito tempo, os criadores do WhatsApp foram contra essa ideia.
Tanto que, em 2020, a empresa até desistiu de lançar os anúncios. Só que em 2023, o chefe do WhatsApp, Will Cathcart, voltou a falar sobre o assunto, dizendo que a proposta ainda estava em estudo. Agora, ela saiu do papel de vez.
A Meta ganha a maior parte do seu dinheiro com publicidade — em 2023, foram cerca de 160 bilhões de dólares só com isso. Com mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo, o WhatsApp virou uma oportunidade enorme para aumentar ainda mais essa renda.
Como os anúncios vão funcionar?
Os anúncios vão aparecer principalmente na área de Status e nos Canais promovidos. Ou seja, não vão atrapalhar suas conversas privadas, nem aparecer no meio dos grupos ou chamadas de voz.
A Meta deixou claro que não vai ler suas mensagens, nem escutar suas ligações para mostrar anúncios. O que a empresa vai usar para personalizar os anúncios são informações como: o país onde você mora, o idioma que você escolheu no app e os canais que você segue no WhatsApp.
Esses dados ajudam a mostrar anúncios mais parecidos com seus interesses. Isso significa que você verá conteúdos de empresas que fazem sentido para você, em vez de propagandas aleatórias.
Junto com essa mudança, o WhatsApp também está ganhando uma área nova para quem quiser seguir criadores de conteúdo ou empresas.
Esses Canais vão trazer atualizações exclusivas, e haverá um botão chamado Explorar, onde você poderá encontrar canais promovidos (pagos) pela Meta. É mais uma forma da empresa transformar o WhatsApp em algo maior do que só um app de mensagens.
- Leia também: Meta pode ser forçada a vender Instagram e WhatsApp
"Estamos há anos falando sobre nossa ideia de criar um negócio que não atrapalhe suas conversas pessoais, e acreditamos que a aba Atualizações é o lugar certo para essas novas funções. Nunca vamos vender ou compartilhar seu número de telefone com anunciantes", segundo a Meta.
Para quem usa o WhatsApp apenas para conversar, pode parecer que nada mudou. Mas, na prática, a plataforma está se transformando.
A entrada de anúncios mostra que a Meta está buscando novas formas de ganhar dinheiro com o app, sem cobrar diretamente dos usuários. Por enquanto, as conversas privadas continuam seguras, sem anúncios.
Mas os conteúdos que você vê nos Status e nos novos Canais vão começar a ser diferentes. É o início de uma fase em que o WhatsApp quer ser mais que um mensageiro: quer se tornar um hub de conteúdo e negócios.