Vendas de jogos da Capcom despencam 44% no último trimestre

Imagem de: Vendas de jogos da Capcom despencam 44% no último trimestre

A Capcom, famosa desenvolvedora de jogos, divulgou seu relatório financeiro do primeiro trimestre do ano fiscal que se encerra em 31 de março de 2025, e os números não são nada animadores.

Segundo um relatório do WccfTech, as vendas de jogos da Capcom caíram drasticamente em comparação ao mesmo período do ano passado.

Apesar dessa queda, a Capcom afirma que todos os seus segmentos de negócios superaram as expectativas internas.

As vendas líquidas caíram 32,5%, enquanto as vendas líquidas de conteúdo digital despencaram 43,5% em relação ao ano anterior. A renda líquida também sofreu um baque, com uma queda de 45,1%, totalizando US$ 64,7 milhões.

A principal razão para a queda nas vendas de conteúdo digital foi que os títulos mais vendidos foram lançados em anos anteriores, como Street Fighter 6 e Dragon's Dogma 2.

Os novos lançamentos previstos para 2024 só devem chegar no segundo semestre do ano, o que impactou negativamente as vendas deste trimestre.

Mesmo com a baixa nas vendas, a Capcom vendeu 9,53 milhões de cópias de seus jogos neste período, em comparação com 13,5 milhões no mesmo trimestre do ano passado.

Street Fighter 6, que foi lançado durante este período, ajudou a aliviar um pouco essa queda, dando um impulso nas vendas.

Enquanto as vendas de jogos caíram, outros setores da Capcom apresentaram desempenho positivo. As Operações de Arcade cresceram 18%, e os Equipamentos de Diversão tiveram um aumento de 147%.

Um destaque do trimestre foi Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin, que apesar de ter sido lançado em 2021 continuou vendendo muito bem, atingindo dois milhões de unidades vendidas.

A franquia Monster Hunter, no geral, ultrapassou a marca de 100 milhões de cópias vendidas globalmente. Outro sucesso foi Monster Hunter Now, desenvolvido em parceria com a Niantic, que superou 15 milhões de downloads.

A Capcom disse estar confiante em relação ao futuro e acredita que seu progresso anual está alinhado com os planos, sobretudo na venda de conteúdo digital.

Recentemente, a empresa lançou Kunitsu-Gami: Path of the Goddess, que recebeu críticas positivas e foi comparado ao clássico jogo Okami.

Para o futuro, a Capcom espera atingir US$ 1,07 bilhão em vendas líquidas no ano fiscal que termina em 31 de março de 2025, o que representaria um crescimento de 8,3% em relação ao ano anterior.

Entre os próximos lançamentos, estão Ace Attorney Investigations Collection, previsto para outubro de 2024, e Monster Hunter Wilds, que deve ser um dos grandes lançamentos de 2025, dado o sucesso da franquia.