A Apple e o Google anunciaram sanções de seus serviços na Rússia como resposta a invasão da Ucrânia, a decisão levou as empresas a limitarem muitos de seus produtos e serviços na região.
Após isso, de acordo com relatos no Twitter, muitos usuários de iPhones e telefones Android estão tendo problemas para realizar transferências de dinheiro alegando que o Apple Pay e o Google Pay não estão funcionando.
Apple Pay and Google Pay no longer work on Moscow's metro system, leading to long queues as people fumble about for cash pic.twitter.com/ezaLZneKiJ
— Jason Corcoran (@jason_corcoran) February 28, 2022
Além de limitar seus serviços, a Apple também anunciou a suspensão da venda de seus produtos na região e limitou todo o tráfego e incidentes transmitidos ao vivo de seus mapas na Ucrânia.
Aplicativos de portais de notícias russos, como Russia Today e Sputnik, também foram removidos da App Store fora da Rússia por tempo indeterminado.
A mesma medida foi adotada pelo Google que bloqueou os principais canais russos do YouTube fora da Rússia e recursos de editoras russas relacionados a notícias, incluindo a ferramenta Google News.
Outras empresas como Meta, Twitter e Netflix também removeram de suas plataformas conteúdo de mídia financiado pelo governo russo.
Tudo isso acabou gerando uma grande bola de neve que está causando vários problemas para os usuários de serviços de pagamento online na Rússia.
Os problemas enfrentados pelas pessoas que estão querendo deixar a Rússia estão repercutindo nas redes sociais e abrindo questões sobre as empresas estarem controlando o dinheiro de seus usuários.
Segundo o jornalista irlandês, Jason Corcoran, o sistema de metrô de Moscou parou de receber pagamentos por meio de Apple Pay e Google Pay devido as limitações impostas pelas empresas responsáveis por estes serviços.
Na Índia, o Google Pay é alimentado por uma Interface de Pagamentos Unificada (UPI), um sistema independente operado pelo próprio governo indiano, a Rússia não tem isso.