Durante uma reunião com acionistas no início de julho de 2025, o CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, falou abertamente sobre alguns assuntos importantes da empresa.
Entre os temas mais discutidos estava o desempenho abaixo do esperado de Star Wars Outlaws, um dos lançamentos mais aguardados do ano, mas que não conseguiu atingir as metas de venda.
Segundo Guillemot, o jogo teve dificuldades por dois motivos principais: o momento complicado da franquia Star Wars e problemas técnicos no lançamento.
"Star Wars Outlaws não alcançou os números que esperávamos. O jogo teve alguns problemas. Primeiro, ele saiu numa fase em que a marca Star Wars estava passando por um momento difícil. Além disso, o jogo precisava de mais ajustes. A gente corrigiu muita coisa nas primeiras semanas depois do lançamento, mas isso acabou afetando o volume de vendas," explicou o executivo.
Essa "fase difícil" mencionada pode estar relacionada a produções recentes da franquia que não agradaram o público. Um exemplo disso é a série The Acolyte, lançada entre junho e julho de 2024 e cancelada pouco depois por falta de audiência.
Mesmo com outras séries como The Mandalorian, Andor e Ahsoka sendo bem recebidas, The Acolyte acabou deixando uma impressão negativa.
Apesar do lançamento conturbado, Guillemot afirma que Star Wars Outlaws recebeu diversas melhorias e atualizações desde então.
A expectativa agora é que o jogo ganhe uma nova chance com a chegada da versão para Nintendo Switch 2, prevista para 4 de setembro. Outro ponto abordado na reunião foi a polêmica sobre o fim do suporte para jogos antigos.
Isso veio à tona após a iniciativa "Stop Killing Games", que questiona as empresas que encerram serviços online de jogos comprados pelos consumidores.
"Quando lançamos um jogo, oferecemos muito suporte e serviços para garantir que ele funcione bem e fique acessível o tempo todo. Mas desde o início, informamos que isso pode mudar no futuro. Nenhum jogo é para sempre," comentou Yves Guillemot.
O CEO disse que esse tipo de situação não é exclusiva da Ubisoft. Toda a indústria de games tem dificuldades para manter jogos antigos funcionando. Segundo ele, chega um momento em que o custo de manter servidores e sistemas antigos não compensa mais.
"A gente faz o possível para que os jogadores tenham uma boa experiência, mas o suporte não pode durar para sempre. Isso é algo que o mercado inteiro está tentando melhorar, para que o impacto sobre os jogadores seja o menor possível."
Para quem é fã de videogame e investe tempo e dinheiro em títulos online, essa realidade pode ser frustrante. Mas é importante entender que jogos com suporte contínuo dependem de servidores, equipes técnicas e investimentos constantes.
Enquanto isso, a Ubisoft segue tentando reconquistar o público com atualizações, novas versões e promessas de melhoria nos próximos lançamentos.