Ubisoft anuncia mais demissões, agora no Massive Entertainment

Imagem de: Ubisoft anuncia mais demissões, agora no Massive Entertainment

Depois de a Ubisoft RedLynx anunciar que demitiria até 60 funcionários em uma reestruturação voltada para "telas pequenas", outro estúdio importante da Ubisoft, o Massive Entertainment — conhecido principalmente por sua expertise com a Snowdrop Engine — também confirmou mudanças internas.

O estúdio anunciou um "programa voluntário de transição de carreira", que basicamente oferece aos funcionários a chance de se desligarem da empresa recebendo suporte financeiro e auxílio na próxima etapa da carreira. O comunicado do Massive Entertainment começa assim:

"Como parte da nossa evolução contínua e planejamento de longo prazo, recentemente realinhamos nossas equipes e recursos para fortalecer nosso roadmap, garantindo o foco contínuo na franquia The Division e nas tecnologias, incluindo Snowdrop e Ubisoft Connect, que dão suporte aos nossos jogos."

Sobre o programa de transição, a empresa explicou:

"Para apoiar essa mudança de forma responsável, introduzimos um programa voluntário de transição de carreira, oferecendo aos membros elegíveis da equipe a oportunidade de dar o próximo passo em sua carreira por conta própria, com suporte de um pacote completo que inclui assistência financeira e de carreira."

O texto finaliza reafirmando o compromisso do estúdio:

"Continuamos totalmente comprometidos com nosso roadmap e em criar experiências de qualidade para jogadores ao redor do mundo, incluindo The Division 2, The Division 2: Survivors, The Division Resurgence e The Division 3."

Os lançamentos recentes do Massive Entertainment, como Avatar: Frontiers of Pandora e Star Wars Outlaws, não atingiram os resultados esperados, tanto em crítica quanto em vendas, mas não dá para negar que a Snowdrop Engine é impressionante.

Tecnicamente, ambos os jogos são alguns dos mais bonitos desta geração. Para amenizar a situação, a empresa tenta apresentar as demissões como uma oportunidade para que os colaboradores "sigam o próximo passo de sua carreira por conta própria".

A realidade é que, apesar de alguns funcionários elegíveis poderem optar por sair, ser considerado elegível muitas vezes significa que você não é mais desejado no estúdio.

Além das demissões na RedLynx, a Ubisoft também perdeu o veterano Marc-Alexis Côté, que até pouco tempo era responsável pela franquia Assassin's Creed.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.