O Uber anunciou que estará fornecendo aulas gratuitas de idiomas para motoristas e mensageiros em parceria com a Rosetta Stone, um serviço de idiomas para aprender inglês e outras línguas.
O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (29), os programas de idiomas da Rosetta serão totalmente integrados ao aplicativo da Uber em mercados selecionados onde a empresa opera.
Ao todo, o serviço de idiomas da Rosetta incluí 24 idiomas diferentes que serão disponibilizados para motoristas e entregadores da Uber.
Esta é a oportunidade de aprender inglês gratuitamente e desenvolver outras habilidades linguísticas diretamente relacionadas ao seu trabalho de motorista e entregador.
O Uber já oferecia um programa parecido com o Uber Pro, que fornecia cursos de inglês como recompensas da empresa para motoristas.
Os novos serviços linguísticos fazem parte de um esforço mais amplo da empresa para melhorar o relacionamento com seus motoristas, além de oferecer incentivos para adesão à plataforma em meio à escassez de motoristas do Uber nos EUA.
Em muitas cidades, a maioria das pessoas que dirigem para o aplicativo Uber são imigrantes. Em Londres, 82% dos motoristas são imigrantes, na cidade de Nova York, o número chega a 90%.
A Uber disse que quer dar a seus motoristas a capacidade de aprender novos idiomas no trabalho, o que pode ajudá-los a conseguir um emprego de tempo integral.
Carta de recomendação Uber
Para ajudar ainda mais os motoristas a encontrar um novo emprego, a Uber está oferecendo cartas de recomendação que descrevem o trabalho que realizaram enquanto trabalhavam para a empresa.
A carta será feita em papel timbrado da Uber e incluirá detalhes como quando eles se inscreveram no aplicativo pela primeira vez, o número de viagens ou entregas que fizeram, a avaliação média dos clientes e os principais comentários.
No entanto, a Uber continua preferindo que as pessoas permaneçam trabalhando em seu aplicativo, para incentivar isso, a empresa está oferecendo pagamentos em dinheiro como um bônus adicional.
No início deste ano, a empresa disse que gastaria US $ 250 milhões em um programa de "estímulo" para motoristas na esperança de atrair novos trabalhadores para a plataforma. Os serviços idiomas gratuitos são uma parte desse esforço.
O chefe de operações de motoristas da Uber disse recentemente que a empresa financiaria programas de educação e construção de carreira para motoristas como esforço para resolver a falta de trabalhadores.
Os motoristas da Uber são contratados sem os benefícios e proteções do emprego assalariado. A empresa argumenta que isso dá aos motoristas a flexibilidade de trabalhar em seu lazer e ser seu próprio patrão.
Mas, alguns motoristas se sentem presos ao algoritmo da Uber. Os motoristas que moram nos EUA que buscam ser reclassificados como funcionários, foram impedidos pelos tribunais e nas urnas, mas alguns ainda buscam melhores proteções.
Via: The Verge