Teste do motor Raptor 2 termina em explosão e preocupa SpaceX

SPACEX STARSHIP SUPER HEAVY STATIC

Um motor Raptor da SpaceX explodiu durante um teste realizado no estado do Texas, nos Estados Unidos. Imagens registradas por veículos de imprensa locais mostram o momento em que o motor entra em combustão e se transforma em uma enorme bola de fogo.

O Raptor é a peça principal que impulsiona o foguete Starship, projeto ambicioso da empresa de Elon Musk. O incidente aconteceu após um teste que durou 184 segundos.

A SpaceX tem o costume de testar seus equipamentos ao limite para aperfeiço-los, mas a explosão de um motor dessa linha é algo incomum, ainda mais se tratando da segunda geração do Raptor, que já está em fase de produção.

Esse teste acontece em um momento delicado, já que o avanço do programa de testes do Starship está parado em 2025, devido ao fracasso das tentativas anteriores da espaçonave em cumprir seus objetivos.

Explosão acontece em meio a problemas com os motores do Starship

Os foguetes atuais da SpaceX, tanto o primeiro estágio do Super Heavy quanto o segundo estágio da espaçonave Starship, utilizam motores Raptor de segunda geração.

Esse motor tem sido parte essencial das recentes tentativas de voo e permitiu que a empresa conseguisse recuperar o impulsionador do Super Heavy em várias ocasiões.

No entanto, não foi sempre assim. Nos primeiros testes do Starship, o Raptor apresentou diversos problemas, resultando em falhas durante os voos experimentais. Mais recentemente, problemas com o sistema de propulsão voltaram a chamar atenção.

O segundo estágio do Starship falhou em dois voos consecutivos, e a própria SpaceX explicou que, em um dos testes, a vibração no sistema de propulsão gerou um incêndio, causando o desligamento prematuro dos motores.

No voo seguinte, os motores também pararam de funcionar em um momento parecido, mas a razão exata para isso ainda não foi revelada.

Com essa nova falha, é possível que a SpaceX tenha intensificado os testes para entender melhor o desempenho do Raptor.

No vídeo registrado em McGregor, Texas, é possível ver claramente que o motor testado explodiu depois de funcionar por pouco mais de três minutos.

STARSHIP FLIGHT 7
O primeiro estágio do propulsor Starship retornando com sucesso ao local de lançamento durante o voo 7. Imagem: SpaceX

A empresa já realizou testes até a falha em outros momentos, mas esses episódios têm sido menos frequentes conforme o foco se volta para a terceira geração do motor.

O motor envolvido na explosão parece ser um Raptor 2, versão que já está em uso. A SpaceX já desenvolveu a terceira geração, que tem um design mais leve e melhorias estruturais.

O fato do teste ter durado 184 segundos antes da falha sugere que a empresa estava avaliando os limites do equipamento para ajustar futuras versões.

Futuro do Starship depende do sucesso dos motores

Enquanto isso, a SpaceX segue planejando o próximo teste de voo do Starship. A empresa já testou tanto o primeiro estágio, o Super Heavy, quanto o segundo estágio da espaçonave, mas ainda não deu detalhes sobre os motivos exatos das falhas recentes.

Para avançar com o projeto, a empresa precisa realizar um voo bem-sucedido do segundo estágio. Isso é essencial para que outros testes possam ser conduzidos, como a transferência de propelente no espaço e a recuperação da espaçonave através da torre de captura.