Tesla aposta em carro autônomo, mas tarifa trava planos da Cybercab

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A Tesla, famosa por seus carros elétricos e por estar sempre um passo à frente na tecnologia, está vivendo um momento de altos e baixos.

Por um lado, tem avançado muito em inteligência artificial e direção autônoma, mas por outro, está enfrentando um baita problema com a produção de novos modelos por causa de tarifas de importação altíssimas.

Pra quem não acompanha muito esse assunto, vamos explicar o que tá rolando. O governo dos Estados Unidos colocou um imposto gigante – de 145% – sobre carros e peças de automóveis importados da China.

Isso é quase o triplo do valor original, e claro, afetou em cheio empresas que dependem dessas peças, como a Tesla.

Por causa disso, a montadora de Elon Musk cancelou os planos de trazer componentes da Cybercab e do caminhão Tesla Semi da China pros Estados Unidos, de acordo com a Reuters.

Esses modelos estavam programados pra começar testes em outubro de 2025, com produção em massa a partir de 2026. Mas agora, com esse perrengue todo, os planos ficaram bem mais complicados.

As fábricas do Texas (onde seria feita a Cybercab) e de Nevada (responsável pelo Semi) podem sofrer atrasos na produção por falta dessas peças.

Mesmo sendo uma das empresas menos afetadas por tarifas até agora, a Tesla está sentindo o peso desse novo cenário.

Tarifa alta pra uns, exceções pra outros

Atualmente, só alguns produtos como celulares, eletrônicos e semicondutores estão pagando uma tarifa menor, de 20%, por conta de uma regra especial ligada a produtos controlados (sim, tem a ver com combate ao fentanil).

Peças e veículos de outros países ainda pagam 25%, mas da China, o valor disparou. O ex-presidente Donald Trump cogita dar isenção de tarifas pra algumas montadoras, principalmente pra ajudar quem quer tirar a produção de países como México e Canadá.

Mas é bem improvável que isso beneficie peças vindas da China. Ou seja, a Tesla provavelmente vai ter que buscar outro fornecedor ou mudar a estratégia de produção.

A aposta continua no software e direção autônoma

Enquanto as coisas estão meio travadas no lado da produção, no campo da tecnologia a Tesla segue firme e animada.

A grande promessa é que, até junho deste ano, a empresa vai lançar uma versão totalmente autônoma do seu famoso sistema de direção, o Full Self-Driving (FSD).

E Elon Musk não economizou nas promessas. Segundo ele, ainda em 2025, o carro vai sair da fábrica, se dirigir sozinho e chegar até a casa do dono, sem ninguém precisar tocar no volante.

Parece coisa de filme, né? Mas a Tesla está correndo pra transformar isso em realidade. Quem também entrou no time dos empolgados com o FSD foi o podcaster Joe Rogan, super conhecido nos Estados Unidos.

Ele contou que seu Tesla consegue mudar de faixa pra fugir do trânsito lento, parar em semáforos e placas de pare, ligar a seta e até fazer curvas sozinho. Pra ele, o sistema é "insano" e "surreal".

Esse tipo de divulgação ajuda muito a Tesla, porque mostra pro público geral que a tecnologia está funcionando e já pode ser usada no dia a dia.