Telefones Pixel podem receber recurso de satélite SOS em breve

Imagem de: Telefones Pixel podem receber recurso de satélite SOS em breve

Enquanto a Apple já implementou a conectividade via satélite em seus dispositivos mais recentes, outras gigantes tecnológicas têm buscado soluções semelhantes sem sucesso notável.

No entanto, o Google parece estar prestes a mudar esse cenário com o anúncio de um novo recurso para a linha Pixel: o "Satellite SOS".

Este serviço visa oferecer uma comunicação de emergência via satélite, similar ao Emergency SOS da Apple, e está previsto para ser integrado ao Android 14. Imagens vazadas sugerem como os usuários poderão ativar essa funcionalidade.

Recentemente, o aplicativo "Adaptive Connectivity Services" do Google apresentou indícios de que o "Satellite SOS" poderá ser uma realidade nos smartphones Pixel.

Esse recurso seria uma alternativa de comunicação quando as conexões Wi-Fi e celulares falhassem. Os detalhes específicos ainda não foram divulgados, mas a Apple já oferece suporte a essa tecnologia nos iPhones 14 e 15, graças à sua colaboração com a Globalstar.

Para usar o "Satellite SOS" nos telefones Google Pixel, os usuários poderão navegar até as configurações de "Segurança e emergência" de seus dispositivos. Lá, encontrarão uma explicação sobre o funcionamento do serviço e opções para uma demonstração ou uso real.

Android Satellite SOS

Ao utilizar o serviço para contatar emergências via SMS, informações pessoais como nome, e-mail, número de contato, localização e detalhes do dispositivo serão compartilhadas com os serviços de emergência.

Ainda não está claro se o "Satellite SOS" será exclusivo para os dispositivos Pixel ou se haverá expansão para outros modelos.

O modem Snapdragon X80 5G da Qualcomm, que estará presente nos próximos dispositivos Snapdragon 8 Gen 4, também possui capacidade para conectividade via satélite.

Isso indica que a funcionalidade poderia, potencialmente, ser estendida a outros smartphones além dos Pixel. No entanto, temos que esperar informações oficiais do Google para confirmar quais dispositivos suportarão o "Satellite SOS".

Via: Google News