A Adobe desenvolveu um novo recurso para melhorar a qualidade dos pixels de fotos ao aumentar o tamanho no Photoshop, além de evitar desfocar imagens.
A nova função foi introduzida pela Adobe no Camera Raw 13.2 e em breve será estendido ao Lightroom e Lightroom Classic também.
Ao diminuir uma foto de 10 MP para 5 MP (downsizing), os detalhes se perdem devido ao tamanho menor do arquivo. Ao realizar o processo inverso (upsizing), a imagem começa a perder qualidade e o pixels começam a embaraçar.
Agora, com a Super Resolução do Photoshop, será possível recuperar a qualidade perdida de imagens com tamanho aumentado.
O desenvolvimento desta ferramenta vem do Enhance Details, baseada em aprendizado de máquina através da qual arquivos RAW são interpolados para obter um resultado fiel à realidade com poucos artefatos e muitos detalhes.
A Super Resolução nada mais é do que uma evolução em que o objetivo é melhorar a qualidade da foto aumentando a resolução, sem perda de detalhes durante o processo.
Para que serve?
Pense nas fotos que temos em nossos álbuns de 20 ou 30 anos atrás, ou no corte que gostaríamos de fazer para isolar um detalhe da foto como um animal, por exemplo.
Aqui é onde entra a Super Resolução, com apenas um clique é possível realçar os detalhes de uma foto antiga ou destacar detalhes importantes quando se deseja ampliar uma imagem.
Em outras palavras, é uma espécie de zoom digital sem perda de detalhes.
Como funciona?
Milhares de imagens cortadas medindo 128x128 pixels de pares de objetos, como árvores e galhos, tijolos e ladrilhos, foram alimentados no sistema.
Com poucos detalhes e muitas texturas, a estrutura em que se baseia o aprendizado é chamada de rede neural convolucional profunda, um processo de contextualização por meio do qual o sistema é ensinado que, para amostrar um determinado pixel, é necessário analisar os pixels próximos.
"Assim como ao ensinar um bebê a andar, mesmo os modelos de aprendizado de máquina não entendem imediatamente como demosaic e aumentar o tamanho da foto."
Leva tempo, portanto, e à medida que o sistema vai aprendendo, são obtidos resultados cada vez mais próximos da realidade.
Usando arquivos RAW, o processo de aprendizagem é mais rápido, e o que você obtém como saída geralmente mostra qualidade superior do que outras alternativas.
A super resolução dobra a resolução linear da foto, com uma foto original de 20 MP você obterá um novo arquivo de 80 MP.
Em relação a qualidade geral da foto, em termos de detalhes e reprodução de cores, geralmente será superior ao aumento obtido com a interpolação cúbica.
Como usar?
Clique com o botão direito na foto e escolha a opção "Melhorar...". Em seguida, clique em Super Resolução e pronto, você receberá um arquivo DNG onde você poderá fazer alterações e melhorias.
Os arquivos compatíveis são RAW com Bayer e X-Trans o processo de aprimoramento via Super Resolução também inclui Detalhes de aprimoramento, JPEG, PNG, TIFF e atualmente tem um limite máximo de 500 MP por arquivo.
Devido a alta taxa de processamento que requer milhões de cálculos, a Adobe recomenda o uso de discos SSDs e uma GPU de desempenho otimizada para CoreML e Windows ML.
Alguns segundos de espera podem se transformar em longos minutos nos piores casos, como por exemplo, o Apple Silicon dos novos Macs ou GPUs NVIDIA RTX.
Via: Blog Adobe