A Adobe iniciou um projeto com o objetivo de apresentar o Photoshop web a mais usuários lançando uma versão gratuito do serviço com todas as ferramentas e recursos.
Inicialmente, a versão gratuita do Photoshop web está sendo testada no Canadá, os usuários desta localidade podem acessar o Photoshop online por meio da web com uma conta gratuita da Adobe.
Segundo a Adobe, o serviço descrito como "freemium", possui ferramentas e recursos exclusivos para assinantes, mas que eventualmente podem ser encerrados.
Ou seja, a empresa tem como objetivo apenas expandir a presença do Photoshop web online com este projeto para depois apresentar a versão paga.
No entanto, as ferramentas essenciais com as principais funções do Photoshop ainda continuarão disponíveis após o fim desta versão gratuita.
"Queremos tornar o [Photoshop] mais acessível e fácil para que mais pessoas experimentem e experimentem o produto", disse Maria Yap, vice-presidente de imagem digital da Adobe.
A versão web do Photoshop foi lançada em outubro do ano passado como uma versão simplificada do aplicativo que pode lidar com edições básicas.
Mas o serviço não chegou nem perto de oferecer toda a amplitude de recursos do aplicativo e foi apresentado como uma ferramenta de colaboração pela a Adobe.
O Photoshop web era basicamente mais uma maneira de compartilhar uma imagem com outra pessoa, permitindo deixar anotações e fazer pequenos ajustes.
Mas a Adobe fez várias atualizações no serviço e começou a expandir suas funcionalidades além dos casos de uso de colaboração.
Antes, o Photoshop web precisava de um documento criado a partir do aplicativo para desktop, agora qualquer assinante do serviço pode fazer login e iniciar um novo documento diretamente da web.
O objetivo da Adobe é usar a versão web do Photoshop para tornar o aplicativo mais acessível e potencialmente atrair mais usuários que queiram pagar pela versão completa no futuro.
O Photoshop é uma das ferramentas mais poderosas da empresa para Chromebooks e é amplamente utilizado em escolas, tornando sua versão web importante.
"Quero ver o Photoshop conhecer os usuários onde eles estão agora", disse Yap.
"Você não precisa de uma máquina de ponta para entrar no Photoshop", acrescentou.
A Adobe ainda não revelou quando pretende lançar a versão freemium do Photoshop web para outros países. Equanto isso, a empresa continua atualizando o Photoshop web com mais ferramentas.
Incluindo recursos avançados como refinar bordas, curvas, ferramentas doge e burn e a capacidade de converter objetos inteligentes. A versão web também está recebendo suporte para dispositivos móveis.
A Adobe também adicionou um novo filtro neural com inteligência artificial que facilitará a restauração de fotos antigas e está chegando hoje ao Photoshop.
O novo filtro de "restauração de fotos" do Photoshop pode corrigir uma foto amarelada e desgastada e limpar automaticamente arranhões e restaurar parte de sua cor.
- Leia também: Adobe anuncia versão web do Photoshop e Illustrator
Combinando o filtro de colorização existente da Adobe para adicionar cor a fotos em preto e branco com este novo filtro, é possível dar vida rapidamente a uma foto antiga.
Via: The Verge