A Sony disse que espera uma queda gradual nas vendas do Playstation 5 (PS5) à medida que o console avança para a segunda metade do seu ciclo de vida.
Em seu mais recente anúncio de resultados financeiros, a Sony revelou que foram comercializados 59,2 milhões de unidades do PS5.
Este número, embora ainda robusto, ficou ligeiramente abaixo da previsão revisada da empresa e também abaixo das vendas alcançadas pelo PS4 no mesmo período de tempo.
Apesar disso, o PS5 superou em cinco vezes as vendas dos consoles da Série Xbox durante o último trimestre fiscal, conforme estimado pelo analista Daniel Ahmad, da Niko Partners.
Durante uma teleconferência com investidores, o gerente geral financeiro da Sony, Sadahiko Hayakawa, discutiu as vendas do PS5, observando como o modelo de negócios da PlayStation evoluiu desde o lançamento do PS4.
Nas gerações anteriores, incluindo a do PS3, a empresa estava focada em impulsionar as vendas de software em relação ao novo hardware.
No entanto, com o lançamento do PS4 em novembro de 2013, a Sony começou a transitar para um modelo centrado no engajamento dos jogadores.
"Observando o ciclo dos consoles, percebemos uma mudança significativa no modelo de negócios desde o PS4. Anteriormente, até o PS3, o foco era aumentar as vendas de software em relação ao hardware recém-lançado a cada geração de console. Durante a era do PS4, passamos por uma transição para um modelo onde o tempo de jogo é o principal. Vimos um aumento significativo nos lucros nesta área durante a geração do PS4, graças à rápida digitalização e à expansão dos serviços de rede", disse Hayakawa, explicando aos investidores.
Segundo o gerente geral, o PS5 capitalizou na base de usuários já estabelecida, e a Sony espera que suas vendas diminuam gradualmente na segunda metade do ciclo do console.
"Na geração do PS5, que capitalizou a base de usuários estabelecida, a tendência é difícil de discernir devido aos efeitos da permanência em casa e despesas relacionadas. Desde o lançamento do PS5, continuamos a experimentar um crescimento de lucro mais estável. À medida que entramos na segunda metade do ciclo do console, esperamos uma diminuição gradual nas novas vendas do PS5, enquanto mantemos e expandimos consistentemente o número crescente de usuários ativos e o envolvimento do usuário. Ao mesmo tempo, fortaleceremos o controle sobre os custos de negócios, acreditamos que poderemos aumentar consistentemente as vendas e os lucros na plataforma PlayStation no futuro."
Além disso, como mencionado por Hayakawa durante a teleconferência, a Sony está comprometida em impulsionar ainda mais as vendas dos jogos originais do PlayStation Studios.
"Com isso em mente, almejamos alcançar um novo recorde de lucratividade neste segmento durante o quinto plano de médio prazo", afirmou o executivo.