Sony diz que não quer substituir os desenvolvedores por IA, mas que ela seja usada para apoiar a criatividade

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Os estúdios de desenvolvimento de jogos da Sony já estão utilizando a ferramenta de IA da empresa, o Enterprise LLM, em alguns projetos.

Mas a ideia da companhia não é substituir os desenvolvedores, e sim criar um apoio que torne o processo criativo mais eficiente e seguro.

No Relatório Corporativo de 2025, a Sony detalhou como pretende usar a inteligência artificial no desenvolvimento de seus games.

Um exemplo prático foi o apoio na criação de Marvel's Spider-Man 2, com o uso de um software de reconhecimento de voz especializado em jogos para gerar legendas automáticas em alguns idiomas.

Além disso, a IA foi testada com modelos que envolvem a personagem Aloy, da série Horizon. Desde 2023, mais de 50 mil pessoas em 210 equipes diferentes da Sony já começaram a utilizar a ferramenta Enterprise LLM.

Essa IA ajuda na criação de textos, chats e na integração com ferramentas do dia a dia, sempre com atenção a questões de privacidade, ética e leis.

O objetivo é que a IA seja uma parceira no desenvolvimento, acelerando tarefas como a melhoria da qualidade de imagens por meio de tecnologias de upscaling, que a Sony já aplica no PlayStation 5 Pro PSSR.

O uso da inteligência artificial em games vem sendo um tema cada vez mais discutido. Muitos desenvolvedores apontam que, com o aumento da complexidade dos jogos, o desenvolvimento em grande escala está se tornando cada vez menos sustentável.

Em junho, Masahiro Sakurai, criador da série Super Smash Bros., comentou sobre a necessidade de mudanças no desenvolvimento para que ele continue sustentável, apontando o papel da IA na otimização e eficiência dos processos, visão que se alinha diretamente com o que a Sony detalhou no seu relatório de 2025.

Com isso, ficou evidente que a IA está sendo pensada como uma ferramenta de suporte, que ajuda a melhorar produtividade, qualidade visual e a criar experiências mais ricas, sem substituir a criatividade humana que ainda é essencial no desenvolvimento de jogos.