Solidigm lança primeiro SSD de 122 TB do mundo

Imagem de: Solidigm lança primeiro SSD de 122 TB do mundo

A Solidigm, referência global em soluções de memória flash NAND, anunciou o lançamento do primeiro SSD de 122 TB do mundo, o Solidigm D5-P5336.

Este avanço redefine os padrões de armazenamento em data centers, sendo projetado para atender à crescente demanda de cargas de trabalho voltadas à inteligência artificial (IA) e ao processamento intensivo de dados.

O Solidigm D5-P5336 é um drive SSD PCIe que praticamente dobra a capacidade de armazenamento da sua versão anterior de 61,44 TB.

Para se ter uma noção desses 122 TB de armazenamento, basta imaginar: seria o suficiente para armazenar cópias de todos os filmes lançados nos cinemas durante a década de 1990 em qualidade 4K, com espaço para 2,6 vezes mais dados.

Este lançamento chega para atender às necessidades crescentes dos data centers atuais, que estão tendo dificuldades como restrições térmicas, espaciais e de eficiência energética.

O D5-P5336 foi desenvolvido com foco em sustentabilidade e escalabilidade, características indispensáveis na era da transformação digital e do avanço da IA.

Além da impressionante capacidade de armazenamento, o Solidigm D5-P5336 entrega outras grandes vantagens para operadores de data centers:

  • O D5-P5336 consome até 84% menos energia em configurações de armazenamento conectado à rede (NAS) em comparação com soluções convencionais baseadas em discos rígidos híbridos (HDD) e TLC (célula de nível triplo).
  • Este SSD possui 3,4 vezes mais terabytes por watt em comparação com drives TLC de 30 TB.
  • É possível armazenar até 4 petabytes por rack com um aproveitamento muito mais eficiente do espaço disponível.

Esses benefícios tornam o D5-P5336 uma escolha ideal para operadores que buscam soluções mais econômicas e sustentáveis, sem abrir mão de desempenho.

O Solidigm D5-P5336 utiliza memória QLC (célula de nível quádruplo), uma tecnologia que possui mais armazenamento de dados por célula em comparação com as alternativas anteriores.

Desde 2018, a Solidigm já enviou mais de 100 exabytes de produtos baseados em QLC, consolidando-se como líder neste segmento.

De acordo com Greg Matson, vice-presidente sênior de Planejamento Estratégico e Marketing da Solidigm, o D5-P5336 foi projetado para "resolver as necessidades de eficiência de energia e espaço dos arquitetos de data centers, maximizando cada watt e centímetro quadrado".

Solidigm D5 P5336 U 2 SSD

Desempenho superior e versatilidade

O SSD de 122 TB não é apenas uma solução de grande capacidade, mas também oferece desempenho superior em aplicações exigentes. Em comparação com concorrentes de alta densidade baseados em TLC, o D5-P5336 entrega:

  • Taxas de leitura até 40% mais rápidas em cargas de trabalho intensivas;
  • Garante até 15% mais eficiência em redes de entrega de conteúdo, armazenamento de objetos e aplicativos de uso geral.

Além de ocupar menos espaço físico, as novas unidades da Solidigm contribuem para um design de data centers mais eficiente.

Por exemplo, em ambientes de ponta, como instalações de borda (edge), o D5-P5336 armazena até 4 vezes mais dados do que soluções tradicionais baseadas em HDD ou TLC.

Isso possibilita a criação de projetos escaláveis e otimizados para locais com espaço limitado. O SSD D5-P5336 conta com resistência de gravação aleatória ilimitada por cinco anos.

Além disso, o drive é compatível com servidores de armazenamento padrão, facilitando a implementação em diferentes configurações de infraestrutura.

Atualmente em fase de amostragem para clientes, este SSD integra um portfólio que abrange modelos de 7 TB a 122 TB. Essa amplitude de opções facilita a personalização conforme as necessidades específicas dos operadores de data center.