Skate volta após 15 anos e estreia grátis em setembro no PC e consoles

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A espera acabou para quem acompanha a série Skate. Depois de anos de testes fechados e especulações, a EA confirmou que o novo jogo será lançado em acesso antecipado no dia 16 de setembro de 2025.

A novidade poderá ser baixada gratuitamente no PC, PS5, PS4, Xbox One e Xbox Series X/S.

A confirmação veio acompanhada de um trailer curto, que revelou a arte de capa, mostrou trechos de jogabilidade e apresentou aos jogadores a nova cidade de San Vansterdam.

Esse será o quarto título da franquia, chegando 15 anos depois de Skate 3 (2010). O tempo de espera foi longo e, naturalmente, muita coisa mudou desde os primeiros jogos lançados entre 2007 e 2010.

Diferente dos anteriores, o novo Skate será um jogo free-to-play com foco em serviços online. Isso significa que será preciso de internet e que haverá microtransações voltadas para itens cosméticos, como personalizações de prancha e acessórios.

A EA aposta nesse modelo para manter o jogo vivo por mais tempo, apesar dessa estratégia dividir opiniões, principalmente depois do sucesso recente dos remasters de Tony Hawk. Segundo o produtor executivo Mike McCartney, o objetivo não é apenas trazer a franquia de volta, mas transformá-la:

"Skate não é apenas um retorno, é uma evolução completa da série, feita para durar. Queremos capturar a liberdade, a expressão criativa e o senso de comunidade do skateboarding e compartilhar isso com o maior número de pessoas possível."

Já Jeff Seamster, diretor criativo, reforçou a importância da comunidade no desenvolvimento:

"A comunidade é o coração do skate, e também de Skate. Desde o início, criamos esse espaço junto com os jogadores — ouvindo, aprendendo e evoluindo. Queremos que todos possam se expressar, se conectar e crescer, sem barreiras ou gatekeepers."

Apesar da preocupação de muitos fãs com a presença de microtransações, o acesso antecipado abre espaço para que os jogadores participem ativamente da construção do jogo, dando feedback direto para o estúdio Full Circle.

Se a jogabilidade estiver sólida, há chances de que o modelo de serviço não atrapalhe a experiência principal. Agora resta aguardar para ver como será a recepção nas primeiras semanas.

A expectativa é que Skate consiga equilibrar bem a nostalgia dos antigos jogadores com a proposta moderna de jogo em constante evolução.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.