Samsung precisa finalizar Exynos 2600 até Q3 2025 para não perder espaço

Imagem de: Samsung precisa finalizar Exynos 2600 até Q3 2025 para não perder espaço

A Samsung tem uma missão complicada pela frente se quiser que a linha Galaxy S26 do ano que vem conte com o processador Exynos 2600.

Segundo informações recentes, a empresa precisa finalizar o design do chip até o terceiro trimestre de 2025 para garantir que ele seja utilizado nos novos aparelhos.

Caso contrário, o Snapdragon 8 Elite Gen 2 pode acabar sendo a única opção nos smartphones topo de linha da marca. A tecnologia de 2nm da Samsung tem potencial, mas a produção em larga escala ainda enfrenta desafios.

Dados anteriores apontam que a taxa de aproveitamento dos chips de 2nm GAA da Samsung está em torno de 30%, um número melhor do que a geração de 3nm, mas ainda longe dos resultados da TSMC, que conseguiu atingir o dobro dessa taxa.

Ou seja, o tempo está correndo contra a Samsung, que tem cerca de 10 meses para acelerar a fabricação em massa dessa tecnologia.

De acordo com uma atualização divulgada pelo portal The Bell, a Samsung precisa avançar mais rápido do que o ritmo atual. O Exynos 2600 precisa estar pronto até o meio do terceiro trimestre deste ano.

O relatório não especifica se isso se refere apenas ao design do chip ou se inclui a fabricação em grande escala, o que gera certa incerteza sobre o cronograma.

Se a Samsung conseguir concluir o design dentro desse prazo, haverá uma janela de tempo razoável para iniciar a produção dos wafers de 2nm GAA e garantir que o Exynos 2600 seja integrado à família Galaxy S26.

Informações anteriores sugeriam que os primeiros protótipos do chip começariam a ser produzidos em maio deste ano, com a empresa trabalhando para melhorar a taxa de aproveitamento e viabilizar a fabricação em massa.

Por outro lado, essa corrida para viabilizar o Exynos 2600 pode afetar o andamento do Exynos 2500. No final de fevereiro, surgiram relatos de que a Samsung já havia iniciado a produção em massa desse modelo, com previsão de lançamento na segunda metade de 2025.

Porém, ainda não há informações concretas sobre quais dispositivos receberão esse processador. A competição no mercado de chips para smartphones está cada vez mais acirrada, e a Samsung precisa equilibrar seus esforços para não deixar nenhum de seus projetos em segundo plano.

O que resta agora é acompanhar os próximos passos da empresa e ver quais surpresas ela está preparando para os consumidores.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.