A Samsung está investindo pesado em inteligência artificial (IA) e pretende lançar em 2024 um recurso revolucionário para os seus celulares: a tradução de chamadas em tempo real.
Com o Galaxy AI, o novo pacote de soluções de IA da Samsung, os usuários poderão conversar com pessoas que falam idiomas diferentes, sem precisar de aplicativos de terceiros.
O recurso de tradução de chamadas em tempo real, chamado de AI Live Translate Call, é integrado ao aplicativo de telefone nativo dos celulares da Samsung.
Durante uma ligação, o usuário pode escolher o idioma de entrada e o de saída, e o celular se encarrega de traduzir as vozes para áudio ou transcrever em texto na tela.
É como se o usuário ligasse as legendas ao assistir a um programa de TV. O recurso usa o Samsung Gauss, o novo modelo de IA generativa da Samsung, que é capaz de criar texto, código de programação e imagens a partir de comandos.
O Samsung Gauss é composto por três facetas: um modelo linguístico especializado na tradução e na escrita, um modelo de programação e um terceiro para gerar imagens.
Quais idiomas serão suportados?
De acordo com o Nikkei Asia, o recurso de tradução de chamadas em tempo real começará com o suporte para idiomas comuns, como inglês e espanhol.
Depois, serão adicionados idiomas como coreano e japonês. A Samsung não revelou quantos idiomas serão suportados no total, nem quando eles estarão disponíveis.
O recurso funcionará em qualquer celular?
A boa notícia para os usuários de dispositivos Android é que o recurso de tradução de chamadas em tempo real não será limitado aos celulares da Samsung.
Isso significa que o recurso funcionará mesmo se a pessoa do outro lado da linha usar um celular de outra marca. Assim, a Samsung pretende ampliar a compatibilidade e a utilidade do seu recurso de IA.
No entanto, o recurso exigirá chips dedicados para o processamento de IA no dispositivo. Por isso, é provável que o recurso seja exclusivo da nova linha Galaxy S24, que será lançada em janeiro de 2024.
Os modelos anteriores da Samsung, como o Galaxy S23 e o Galaxy Z Flip 5, receberão a atualização do One UI 6.1, que trará vários outros recursos de IA, mas talvez não o recurso de tradução de chamadas em tempo real.
A Samsung acredita que a IA móvel tem um poder incrível para melhorar a experiência dos usuários em diversas áreas, como comunicação, produtividade e criatividade.
O Galaxy AI é a inteligência mais abrangente da Samsung até o momento e promete mudar a forma como as pessoas usam os seus celulares. A Samsung não é a única empresa que aposta na IA para os seus dispositivos.
A Meta, por exemplo, criou uma IA capaz de traduzir e transcrever quase 100 idiomas. O Google também lançou o Pixel 8, que reforça o papel da IA tanto quanto o hardware e o software do celular.
A IA é uma tendência que veio para ficar e que pode trazer muitos benefícios para os usuários. Resta saber se a Samsung conseguirá entregar o que promete com o seu Galaxy AI e se o recurso de tradução de chamadas em tempo real será tão eficiente e prático quanto parece.