Samsung fornecerá displays OLED para o iPad Air em 2026

Imagem de: Samsung fornecerá displays OLED para o iPad Air em 2026

A Apple trouxe grandes melhorias com o lançamento dos modelos M4 do iPad Pro no início deste ano, incluindo a nova tela Ultra Retina XDR OLED.

Agora, a expectativa é que essa tecnologia também chegue ao iPad Air nos próximos anos, e a Samsung será a responsável por fornecer os painéis OLED para esses dispositivos.

Segundo um relatório do The Elec, a Apple planeja lançar em 2026 modelos atualizados do iPad Air com telas OLED, sendo a Samsung a principal fornecedora desses displays, em vez da LG.

Além disso, a atualização do iPad mini também deve contar com essa nova tecnologia, o que sugere que a Apple está focada em adotar o OLED em toda a sua linha de iPads.

A parceria entre Samsung e Apple para a produção dos displays OLED já é uma realidade nos modelos M4 do iPad Pro, onde a LG também participa da fabricação.

Inicialmente, a Samsung teve problemas em manter altos rendimentos na produção dos displays OLED, o que fez à LG assumir parte da demanda e garantir alguns pedidos para as diferentes variantes do iPad Pro.

Atualmente, a Samsung possui a linha de produção A3, com capacidade de produzir 135 mil unidades de displays OLED por mês, utilizados em iPhones e iPads.

Em comparação, a LG Display, com suas linhas E6-1~3, consegue produzir 45 mil unidades mensais, e a linha E6-4 tem capacidade para 15 mil unidades mensais para o iPad Pro.

Esses números sugerem que a Samsung tem uma grande vantagem em termos de capacidade de produção, o que fez com que a gigante sul-coreana se tornasse a principal fornecedora da Apple para os displays OLED do iPad Air.

Existem muitos rumores sobre o iPad Air receber telas OLED, mas ainda não há confirmação sobre qual empresa será definitivamente escolhida como principal fornecedora dos painéis.

O relatório também aponta que o iPad mini deve receber a atualização OLED em 2026, mas pode haver um atraso de um ano para essa transição.

iPad Pro OLED
iPad Pro OLED

Uma diferença digna de atenção entre os displays OLED do iPad Air e os do iPad Pro será a tecnologia utilizada. O iPad Air contará com uma tela LTPS de pilha única, enquanto o iPad Pro terá uma tela LTPO de pilha dupla.

Essa diferença resultará em níveis de brilho mais baixos e na ausência do suporte ao ProMotion no iPad Air, o que ajuda a reduzir os custos de fabricação e manter os preços competitivos.

Mesmo assim, a atualização representará um avanço considerável em relação aos modelos atuais. Até agora, isso é tudo o que sabemos deste lançamento, traremos mais informações assim que sair mais detalhes.