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RTX Neural Shading chega em abril para mudar os gráficos dos games

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A NVIDIA mandou a real na GDC 2025, confirmando que o RTX Neural Shading vai estar disponível já no mês que vem, graças a uma atualização no DirectX Agility SDK Preview da Microsoft.

Esse recurso vai dar um gás nos gráficos, aproveitando os Tensor Cores das placas GeForce RTX para melhorar o desempenho e a qualidade visual nos jogos.

O RTX Kit já está disponível no GitHub desde o mês passado, mas agora, com a integração direta no DirectX, os desenvolvedores vão conseguir tirar ainda mais proveito da tecnologia.

Segundo John Spitzer, VP de Tecnologia para Desenvolvedores da NVIDIA, o futuro dos gráficos está na renderização neural, e essa parceria com a Microsoft coloca a inteligência artificial nos shaders programáveis do DirectX.

Isso significa que qualquer desenvolvedor pode explorar os Tensor Cores das placas RTX para oferecer um realismo e desempenho de última geração nos games para Windows.

Shawn Hargreaves, gerente do Direct3D na Microsoft, reforçou que o suporte a Cooperative Vectors no DirectX e HLSL começa com essa prévia de abril. Esse avanço abre caminho para a renderização neural em toda a indústria de jogos.

Liberar os Tensor Cores nas RTX vai permitir que os desenvolvedores aproveitem ao máximo o RTX Neural Shading, trazendo mais qualidade e imersão para os games no Windows.

O que muda com o RTX Neural Shading?

A NVIDIA detalhou três usos principais para essa tecnologia:

  • RTX Neural Texture Compression: Gera representações neurais de milhares de texturas em menos de um minuto, economizando até sete vezes mais memória VRAM/RAM comparado às técnicas de compressão tradicionais.
  • RTX Neural Radiance Cache: Permite iluminação indireta de múltiplos saltos usando IA, o que otimiza o visual e o desempenho sem comprometer a qualidade.
  • RTX Neural Materials: Comprimi shaders complexos, reduzindo drasticamente o tempo de processamento de materiais sofisticados, como porcelana e seda, deixando tudo até cinco vezes mais rápido.

Apesar dessa prévia, a versão oficial ainda vai levar um tempo para sair. E mesmo depois disso, os desenvolvedores precisam implementar as novidades nos jogos.

Mas quem já tem uma GeForce RTX Série 50 pode ficar tranquilo, porque essas placas já estão preparadas para o RTX Neural Shading.

Além do RTX Neural Shading, a NVIDIA mostrou uma versão atualizada da demo Zorah, que apareceu pela primeira vez na CES. Esse novo teste, que será disponibilizado na próxima semana, conta com os seguintes avanços:

  • RTX Mega Geometry
  • RTX Hair
  • ReSTIR Path Tracing
  • ReSTIR Direct Illumination

Outra novidade importante é que a NVIDIA atualizou a versão do Unreal Engine 5 no GitHub para incluir suporte ao RTX Mega Geometry e RTX Hair.

A primeira dessas tecnologias apareceu recentemente no patch mais novo de Alan Wake 2, enquanto a segunda será usada em Indiana Jones and the Great Circle.

NVIDIA ACE inZOI HD

Inteligência artificial nos games

A NVIDIA também confirmou que a tecnologia ACE AI vai estrear junto com o jogo inZOI, que entra em acesso antecipado no dia 28 de março.

Essa IA será integrada diretamente nas placas GeForce RTX, funcionando como um modelo de linguagem embarcado no dispositivo. Além disso, a ACE AI também será incorporada na versão mobile para PC de NARAKA BLADEPOINT ainda este mês.

Outra adição será no game Black Vultures: Prey of Greed, um MMOFPS desenvolvido pela empresa coreana WEMADE, que antes era conhecido pelo codinome This Means War.