Restauração do Windows 11 está corrompendo aplicativos e programas

Imagem de: Restauração do Windows 11 está corrompendo aplicativos e programas

Os usuários do Windows 11 que estão executando a versão 22H2 estão enfrentando vários problemas com aplicativos e programas que estão deixando de funcionar após restaurar o sistema para um ponto de restauração anterior.

A Microsoft reconheceu o problema em todas as versões 22H2 do Windows 11: Windows 11 SE, Windows 11 Home e Pro, Windows 11 Enterprise e Education, Windows 11 Enterprise Multi-Session e Windows 11 IoT Enterprise.

A restauração do sistema é uma ferramenta do Windows projetada para reverter alterações de configurações e registro, além de atualizações de software.

Quando ocorre uma falha de instalação ou corrupção de dados, a restauração do sistema pode retornar o Windows à condição de funcionamento sem que você precise reinstalar o sistema operacional.

Esta ferramenta repara o ambiente do sistema operacional revertendo os arquivos e configurações que foram salvos para um ponto de restauração.

De acordo com o suporte da Microsoft, alguns aplicativos que usam o formato de pacote de aplicativos MSIX podem apresentar os seguintes problemas após restaurar o Windows 11 22H2:

  • Uma mensagem de erro "Este aplicativo não pode abrir" é exibida em vez de o aplicativo iniciar.
  • O aplicativo pode ter várias entradas no menu Iniciar.
  • Alguns aplicativos podem não responder ao iniciá-los.
  • Pode ocorrer um erro de E/S, seguido pelo aplicativo não responder e, em seguida, o aplicativo travar.
  • Ao tentar iniciar o aplicativo novamente, ele será executado.

Além dos problemas listados anteriormente, a empresa disse que podem ocorrer outros que ainda são desconhecidos e não deixou claro se estava investigando o caso ou trabalhando em uma correção.

Alguns aplicativos conhecidos que apresentaram problemas incluem Bloco de Notas, Paint, aplicativos do Microsoft Office, Cortana e o Prompt de Comando (CMD) ou PowerShell.

"Esta lista de aplicativos não é uma lista completa. Qualquer aplicativo do Windows que use o formato de pacote de aplicativo do Windows MSIX pode enfrentar esse problema", disse a Microsoft.

Como solucionar o problema?

A Microsoft compartilhou uma solução para resolver os possíveis problemas em aplicativos depois de restaurar o Windows 11. Os usuários afetados podem tentar:

  • Iniciar o aplicativo novamente.
  • Reinstalar o aplicativo pela Windows Store.
  • Reinstalar o aplicativo da fonte original da qual foi instalado pela primeira vez.
  • Executar a atualização do Windows.

Se você está sendo afetado por este problema e quiser mais informações sobre outros métodos de como reparar aplicativos e programas corrompidos no Windows 11, clique aqui.

Via: Microsoft Support