Remake de Perfect Dark quase foi salvo pela Take-Two, mas acordo com Microsoft falhou

Imagem de: Remake de Perfect Dark quase foi salvo pela Take-Two, mas acordo com Microsoft falhou

De acordo com Jason Schreier, da Bloomberg, o remake de Perfect Dark quase teve uma sobrevida antes que um acordo entre Microsoft e Take-Two desmoronasse.

A negociação falhou e acabou levando à recente onda de demissões no estúdio Crystal Dynamics, que estava envolvido no projeto.

Fontes ligadas ao assunto revelaram que, após o cancelamento do jogo — anunciado em julho junto com o fechamento da The Initiative —, integrantes-chave da equipe tentaram buscar apoio de outra publisher para salvar o projeto.

A mais interessada foi justamente a Take-Two, que chegou a conversar sobre a compra dos direitos do jogo. A Microsoft e a Take-Two não conseguiram chegar a um acordo sobre quem ficaria com a propriedade intelectual no longo prazo.

No fim, os direitos continuam com a Microsoft, e o projeto foi engavetado de vez. Perfect Dark foi anunciado oficialmente no The Game Awards 2020, mas desde o início já existia uma desconfiança sobre a capacidade da The Initiative de tocar o projeto sozinha.

Por isso, em 2021, a Microsoft confirmou a parceria com a Crystal Dynamics, estúdio famoso por revitalizar a franquia Tomb Raider.

A colaboração parecia promissora, ainda mais porque o fundador da The Initiative, Darrell Gallagher, tinha mais de uma década de experiência na Crystal Dynamics. Em 2024, após anos de silêncio, podemos ver um gameplay trailer durante o Xbox Games Showcase.

O vídeo mostrava um FPS tático com elementos de stealth, simulações imersivas e até um sistema de parkour para movimentação. Havia também grande foco em interação com o ambiente.

A trama girava em torno de Joanna Dark, que investigava uma conspiração de megacorporações que, sob o pretexto de salvar o mundo de crises ecológicas, na verdade escondiam agendas sombrias.

Detalhes adicionais incluíam o visual de Joanna baseado na modelo Elissa Bibaud e a captura de performance feita por Alix Wilton Regan — atriz conhecida por trabalhos em Dragon Age: Inquisition, Assassin's Creed Origins, Warhammer 40,000: Darktide e The Elder Scrolls Online.

Esse remake de Perfect Dark tinha potencial para reviver uma franquia clássica com uma abordagem moderna e ousada. Porém, sem um acordo financeiro viável, o projeto dificilmente verá a luz do dia. Agora, resta apenas o trailer como lembrança do que poderia ter sido uma grande volta.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.