Remake de Halo: Combat Evolved terá motor híbrido UE5 + Blam e mecânicas modernas

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Estão circulando rumores fortes de que o remake de Halo: Combat Evolved, previsto para ser lançada no ano que vem, vai usar uma combinação de motores gráficos: Unreal Engine 5 junto com uma versão modificada do motor Blam de Halo: Reach.

A ideia é trazer visuais modernos sem abandonar a “alma” do jogo original — e ainda aplicar ajustes em mecânicas de gameplay e nos mapas, especialmente em fases como "The Library".

Isso ficou mais visível num vídeo publicado no YouTube pelo canal Rebs Gaming, que já acerta em previsões antes de anúncios oficiais (por exemplo, a data de lançamento da parte multiplayer de Halo Infinite).

Eles afirmam que a fonte dessas informações é um desenvolvedor de um estúdio colaborador — esse estúdio já trabalhou antes com a 343 Industries na Master Chief Collection, e agora estaria envolvido fortemente no desenvolvimento central da remake.

Segundo esse relato, uma das adições mais comentadas seria o "sprint" (corrida rápida), algo que não existia no Halo: Combat Evolved original.

Incluir esse tipo de recurso contemporâneo entre as mecânicas de FPS pode gerar divisão entre fãs, mas não seria surpresa — o co-criador da série, Marcus Lehto, já mencionou que um remake poderia incorporar "mecânicas centrais mais modernas" para enriquecer a experiência original.

Também se fala de ajustes no design de nível. Não só refinar texturas ou gráficos, mas mexer no layout dos mapas para que fiquem mais fluidos ou balanceados com as novas mecânicas.

A estrutura proposta para o motor da remake seria parecida com a usada no The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered deste ano — ou seja, um motor híbrido.

A parte de renderização (gráficos, efeitos visuais) ficaria por conta do Unreal Engine 5, enquanto a lógica de gameplay, os sistemas do mundo e interações seriam gerenciados por uma versão modificada do Blam Engine, herdando parte da arquitetura usada em Halo Reach.

Essa abordagem pode oferecer o melhor dos dois mundos, com visuais de última geração e fidelidade ao espírito do jogo original.

Contudo, usar UE5 só para gráficos traz riscos — como queda de desempenho se não houver boa otimização — algo que já vimos em vários jogos recentes. Apesar de Rebs Gaming ter um histórico bom de previsões, ainda é preciso cautela.

São rumores, não confirmações. E felizmente, não deve demorar muito para sabermos a verdade. Espera-se que, no evento HaloWC 2025, a Halo Studios revele os próximos passos da franquia, possivelmente confirmando (ou não) esse remake.