A Avast, informou que foi diagnosticado irregularidades em 21 novos aplicativos para Android, os especialistas alertam que os anúncios estão sendo usados de forma abusiva. Conforme a Avast, o método de ocultar anúncios irregulares é classificado como "HiddenAds".
Ainda segundo a empresa de antivírus, os "HiddenAds" permite que as propagandas surjam a qualquer momento, até mesmo quando o app não estejam em uso, diferente da publicidade que esta patrocinando o aplicativo.
Além disso, a janela da propaganda também não identifica qual o aplicativo responsável pelo anúncio, aponta a Avast.
Ainda de acordo com a empresa, os "HiddenAds" escondem os seus próprios ícones, na intenção de permanecerem ocultos, para que não sejam deletados, escondendo-se por atrás de anúncios considerados relevantes, tornando-se mais difícil identificá-los", explica Avast.
No atual momento, a Avast não declarou se há algum outro comportamento inadequado identificado nos aplicativos.
Declarou ainda que o download dos anúncios podem vim a desencadear algumas consequências ao aparelho celular do usuário, como por exemplo, a redução de autonomia do celular na bateria, o aumento do consumo no plano de dados móveis, e atrapalhar o uso do aparelho.