O AMD FSR 4, na sua versão completa, chegará ao PS5 Pro em 2026. Isso é resultado de uma parceria direta entre a Sony e a AMD, duas gigantes que estão unindo forças para melhorar a qualidade gráfica dos jogos de console.
E o mais interessante é que essa tecnologia já está em desenvolvimento há um bom tempo, como parte de um projeto chamado Project Amethyst.
Para quem não sabe, o FSR 4, sigla para FidelityFX Super Resolution, é uma tecnologia da AMD que ajuda os jogos a rodarem com gráficos de alta qualidade, mesmo quando o hardware do console não é tão potente assim.
Em outras palavras, ela "turbina" os gráficos sem forçar o videogame além do limite. Essa nova versão, o FSR 4, vai funcionar como uma atualização da tecnologia que já existe no PS5 Pro chamada PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution).
Essa função estreou junto com o PS5 Pro, que foi lançado no final de 2024. Quem explicou tudo isso foi o Mark Cerny, que é o principal engenheiro da Sony e o mesmo cara que ajudou a criar o PS4 e o PS5.
Em uma entrevista ao site Tom's Guide, ele disse que o FSR 4 no PS5 Pro não será uma versão limitada ou reduzida da tecnologia. Segundo ele:
"O algoritmo criado pode ser usado no hardware atual. A versão que desenvolvemos junto com a AMD já está disponível no PC, e estamos trabalhando para trazer exatamente essa mesma versão para o PS5 Pro. Não é uma versão mais fraca. É a versão completa da super resolução que vamos lançar no PS5 Pro."
Ou seja, nada de meia-boca. O que os jogadores do PC estão usando, os donos do PS5 Pro também vão ter. E isso significa gráficos mais nítidos, mais suaves e com desempenho melhor, mesmo em jogos pesados.
Parceria forte entre Sony e AMD
Esse avanço só está sendo possível porque a Sony e a AMD estão trabalhando juntas de forma bem próxima. Isso não é só uma troca de ideias — é um trabalho técnico em conjunto que já vem desde os tempos do PS5.
O projeto que deu origem a tudo isso se chama Project Amethyst. A ideia, segundo Cerny, não é fazer algo exclusivo só pra Sony, mas sim criar tecnologias que ajudem toda a indústria dos games a evoluir. Nas palavras dele:
"Isso não é tecnologia fechada. Estamos tentando fazer a indústria avançar. Claro, queremos usar essas tecnologias nos nossos consoles, mas elas vão estar disponíveis para qualquer cliente da AMD. Boa parte da arquitetura RDNA 5 está sendo criada a partir do nosso trabalho conjunto. E tudo isso sem limitações de uso. A AMD está indo muito rápido. Meu foco é preparar a próxima geração de consoles. Esse trabalho é de longo prazo."
Isso significa que grandes partes da próxima geração de chips gráficos da AMD, como o RDNA 5, estão sendo moldadas com a ajuda da Sony.
E como esse tipo de chip é o coração de qualquer console ou placa de vídeo, podemos esperar grandes mudanças no futuro dos videogames.
Comparação com a parceria da AMD com a Microsoft
Essa notícia da Sony vem logo depois que a AMD anunciou também uma parceria com a Microsoft, focada principalmente em novos aparelhos da linha Xbox — como o portátil ASUS ROG Ally, que vai funcionar com sistema Xbox.
A diferença é que, enquanto a parceria com a Microsoft parece estar mais ligada ao desenvolvimento de novos aparelhos, a parceria com a Sony tem um foco mais técnico em melhorar o upscaling com inteligência artificial e aprendizado de máquina.
Esse tipo de tecnologia é o que permite aumentar a resolução da imagem de forma inteligente, sem perder qualidade — algo essencial pra quem quer gráficos lindos, mas sem travar o jogo.
Como a Sony está ajudando a AMD a criar o futuro da arquitetura gráfica, o PS5 Pro pode acabar servindo como plataforma de testes para tecnologias da próxima geração.