O lançamento do PS5 Pro está gerando grandes expectativas entre os gamers e desenvolvedores de jogos que já expressaram opiniões sobre o novo console da Sony.
A espanhola HEXWORKS, responsável por Lords of the Fallen, falou sobre o potencial do PS5 Pro, colocando-o lado a lado com as configurações máximas de PCs de alto desempenho.
Fundada em 2020 com foco total no desenvolvimento de Lords of the Fallen, a HEXWORKS tem trabalhado muito para elevar o nível da experiência oferecida aos jogadores.
Com o suporte ao PS5 Pro, o título se beneficia de melhorias gráficas notáveis, trazendo novos padrões de realismo e desempenho.
Eduard Gonzalez, programador de engine da desenvolvedora, afirmou que o jogo no PS5 Pro roda nas configurações mais altas possíveis de um PC, algo raro no mercado de consoles.
"Essa conquista é significativa, especialmente considerando que não utilizamos a tecnologia de upscaling por IA da Sony, o PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR)", comentou Gonzalez.
Potência do Unreal Engine 5 e o hardware do PS5 Pro
O Unreal Engine 5 é conhecido por exigir muito do hardware, mas também é responsável por resultados visuais deslumbrantes.
No PS5 Pro, ele desbloqueia novos níveis de densidade de detalhes, texturas mais ricas e maior estabilidade na taxa de quadros.
Isso representa uma evolução em relação ao PS5, graças a uma GPU mais poderosa, melhorias na CPU e hardware dedicado para aprendizado de máquina.
Gonzalez aponta que "a GPU do PS5 Pro está uma geração à frente, possibilitando avanços significativos em comparação ao modelo original."
Diferença entre PS5 e PS5 Pro
A transição do PS5 para o PS5 Pro está sendo mais impactante do que a vista entre o PS4 e o PS4 Pro. Podemos ver isso com os recentes comentários dos especialistas da indústria.
A introdução de hardware especializado em aprendizado de máquina permite otimizações que não eram possíveis anteriormente, melhorando não apenas os gráficos, mas também o desempenho em geral.
Em Lords of the Fallen, a versão para PS5 Pro apresenta um aumento de 40% na resolução de renderização nativa, o que se traduz em detalhes muito mais nítidos, especialmente em telas 4K.
No Modo de Desempenho, o jogo alcança 60 FPS com resolução aprimorada de 1440p para 4K, enquanto no Modo de Qualidade, entrega gráficos em 4K nativo a 30 FPS com foco em detalhes visuais intrincados.
Essas melhorias tornam a experiência mais imersiva, permitindo aos jogadores explorar os reinos de Axiom e Umbral com maior riqueza de detalhes.
O PS5 Pro também trouxe o recurso PSSR e outras tecnologias de upscaling. A Sony desenvolveu o PSSR como uma alternativa ao NVIDIA DLSS, AMD FSR e Intel XeSS.
Apesar de reconhecer o valor do PSSR, a HEXWORKS optou por usar sua própria solução de upscaling integrada ao Unreal Engine 5, que, segundo Gonzalez, é robusta e proporciona resultados semelhantes.
PS5 Pro x PCs de alto desempenho
Uma das maiores vantagens do PS5 Pro é oferecer desempenho próximo ao de PCs topo de linha por um custo consideravelmente menor.
Gonzalez disse que montar um PC equivalente ao PS5 Pro seria muito mais caro, o que faz do console uma opção acessível para jogadores que procuram gráficos avançados.
Ainda assim, ele garantiu que o PS5 padrão continua oferecendo uma experiência de qualidade para Lords of the Fallen, mesmo com o PS5 Pro elevando o jogo a outro patamar.