Um professor da Texas A&M University causou polêmica ao reprovar recentemente 15 alunos que enviaram seus trabalhos acadêmicos supostamente produzidos com o auxilio do ChatGPT.
Atualmente, o uso de ferramentas baseadas em IA, como o ChatGPT, é muito comum em diversas áreas. O docente alega que os estudantes usaram a ferramenta de IA para gerar seus trabalhos, resultando em consequências graves para o futuro acadêmico desses jovens.
Segundo relatos, os alunos foram punidos com notas incompletas em seus trabalhos e tiveram seus diplomas suspensos até que uma investigação completa seja realizada.
A situação se tornou ainda mais controversa quando o professor disse ter utilizado o próprio ChatGPT para verificar a autenticidade e originalidade dos trabalhos, em vez de utilizar ferramentas especializadas capazes de detectar conteúdo gerado por IA.
Um usuário do Reddit chamado DearKick, compartilhou uma captura de tela do e-mail enviado pelo professor aos alunos reprovados no exame.
O caso voltou a levantar debates sobre o uso de ferramentas de IA para a produção de conteúdos acadêmicos, e embora possa parecer um problema relacionado ao próprio ChatGPT, há uma reviravolta nessa história.
O ChatGPT não foi projetado para identificar trabalhos gerados por IA e nem possui a capacidade de fazer isso corretamente, o que torna o uso desta ferramenta para detectar conteúdo gerado por IA inadequado.
Assim como muitos chatbots de IA, o ChatGPT pode apresentar falhas ou até mesmo ter alucinações, como é conhecido oficialmente os casos em que estas ferramentas passam a inventar coisas.
Existem outras ferramentas disponíveis que são mais adequadas para esse propósito, mas infelizmente o professor escolheu a opção mais inadequada.
Após um processo de revisão dos casos pela universidade, os alunos afetados foram absolvidos. No entanto, dois alunos admitiram ter utilizado o ChatGPT durante o semestre.
Além disso, as autoridades universitárias tomaram conhecimento da discussão no Reddit e outros problemas relacionados à conduta do professor em sua gestão na universidade, o que pode levar à sua demissão.
O uso do ChatGPT ou qualquer outro bot de IA não é recomendado para auxiliar na produção de trabalhos acadêmicos ou qualquer tarefa que envolva escrita.
As universidades e empresas geralmente possuem diretrizes éticas que limitam o uso da IA. Apresentar artigos completamente escritos por IA não é ético, assim como utilizar IA para verificar a autenticidade desses trabalhos também não é considerado adequado.
Existem ferramentas renomadas, como o Turn It In, amplamente utilizadas por instituições de ensino em todo o mundo para detectar plágio, e até mesmo ferramentas capazes de identificar o uso de IA em trabalhos escritos.
Esse caso reforça a ideia de como os professores e instrutores devem se concentrar em utilizar ferramentas apropriadas para saber quando um conteúdo é gerado por IA.
No entanto, essa ferramentas capazes de detectar conteúdo gerado por IA ainda não são confiáveis, o que dificulta o trabalho dos profissionais.
Via: Reddit