Naoki Yoshida, produtor, diretor e designer de Final Fantasy, participou recentemente de uma entrevista no Anime Expo 2025, em Los Angeles, com o pessoal do Anime News Network.
Durante a conversa, um dos assuntos abordados foi sobre o estilo de combate dos próximos jogos da franquia. Será que os combates por turno ainda têm espaço?
Essa pergunta surgiu porque o próprio Yoshida já comentou, em outras ocasiões, que com os gráficos cada vez mais realistas, fica difícil para muitos jogadores aceitarem um sistema de combate por turnos sem sentir uma certa "quebra" na imersão.
Por esse motivo, Final Fantasy XVI foi feito com combates totalmente em tempo real, o que acabou dividindo opiniões entre os fãs.
Com o sucesso recente de Clair Obscur: Expedition 33, que trouxe de volta os combates por turno (mas com um toque moderno de ação), será que Yoshida mudou de ideia? A resposta é: ainda não. Mas ele também deixou a porta aberta para possibilidades futuras.
"Quando a gente fala sobre combate por turno ou ação, muita gente foca só no sistema de batalha. Mas não é só isso. A decisão envolve o tipo de jogo que queremos entregar para o jogador. Se queremos certos gráficos ou contar um tipo específico de história, tudo isso influencia nos sistemas do jogo. Isso inclui o combate, o design e até a forma como o jogo ‘se sente’. Não dá pra dizer com certeza se tudo vai ser por turno ou só ação no futuro. E eu nem sei se vou trabalhar em Final Fantasy XVII, então também não quero limitar quem vai assumir os próximos jogos. Eles precisam ter liberdade pra criar."
Ou seja, nada está decidido ainda. Os próximos Final Fantasy podem ter combates por turno sim — tudo vai depender da visão dos criadores na época.
O que Yoshida aprendeu com Final Fantasy XVI?
Yoshida foi escolhido como produtor de Final Fantasy XVI depois de fazer um trabalho incrível como diretor em Final Fantasy XIV, que é um jogo online.
Mas FF16 é uma experiência solo, o que trouxe novos desafios. Segundo ele, o maior aprendizado foi como desenvolver um jogo de alto nível, com gráficos de ponta e qualidade elevada.
"Aprendemos muito. Mas se eu tivesse que escolher só uma coisa, foi como produzir um game de alto nível. Aprendemos bastante durante o processo e agora temos mais conhecimento pra fazer jogos de qualidade em menos tempo."
Essa experiência, segundo Yoshida, vai ajudar em projetos futuros, não só dentro da franquia Final Fantasy, mas também em outras produções.
Yoshida também comentou que os planos para Final Fantasy XIV já estão traçados até a versão 10.0. O jogo está atualmente na versão 7.0, com a expansão Dawntrail.
E ele ainda tem gás para continuar — com 52 anos, garantiu que a aposentadoria está bem longe. Por fim, revelou que tem vontade de criar um novo jogo online, baseado em uma franquia completamente inédita. Algo totalmente novo, feito do zero.