A NASA confirmou o pouso com sucesso do Rover Perseverance em Marte. Este Rover é um helicóptero criado com sistema Linux semelhante ao Curiosity e tem como objetivo capturar imagens de Marte em alta qualidade e coletar amostras científicas.
Durante o caminho até Marte, o Rover foi acompanhado de outro minúsculo helicóptero, o Ingenuity. Esta é a primeira missão de vôo com motor até Marte.
Além disso, esta também é a primeira vez que a NASA utiliza o sistema Linux de código aberto para gerenciar um veículo não tripulado do tamanho de um drone.
O Ingenuity será a primeira aeronave a voar em Marte. Devido aos diferentes níveis de gravidade e condições atmosféricas, colocar uma aeronave em atividade em Marte é muito diferente do que aqui na Terra.
Durante a fabricação deste helicóptero, a NASA utilizou apenas hardware e software prontos para uso. O drone que acompanha o helicóptero é projetado com um processador Qualcomm Snapdragon 801.
Já a estrutura do software foi projetada com o Framework de código aberto baseado em Linux que atende pelo nome de "F prime".
Em entrevista, o engenheiro sênior do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) Tim Canham, sugere que este projeto poderá ser usado por qualquer pessoa que queira explorar o espaço sozinha algum dia.
"É uma espécie de vitória de código aberto, porque estamos lançando um sistema operacional de código aberto e uma estrutura de software de voo de código aberto e voando peças comerciais que você pode comprar na prateleira se quiser fazer isso sozinho algum dia.", disse Tim Canham.
Esta é mais uma criação feita pelo homem que reúne "Perseverança, Curiosidade e Ingenuidade" para explorar a superfície do planeta vermelho e coletar informações.
Fonte: Spectrum