Preço do Nintendo Switch 2 pode subir após lançamento, diz Furukawa

Imagem de: Preço do Nintendo Switch 2 pode subir após lançamento, diz Furukawa

A nova geração do console da Nintendo está chegando, e o Nintendo Switch 2 deve ser um grande sucesso. Porém, o preço pode aumentar dependendo de tarifas de importação, principalmente nos Estados Unidos.

Quem confirmou essa possibilidade foi o próprio presidente da empresa, Shuntaro Furukawa, em entrevista recente divulgada pelo Yahoo Japan.

Durante a divulgação do relatório financeiro mais recente, Furukawa disse que o principal objetivo da Nintendo é fazer com que o Switch 2 se torne um aparelho muito popular logo após o lançamento.

Para isso, a empresa vai investir pesado em propaganda, divulgação e marketing, o que significa mais comerciais, parcerias e eventos promocionais. Mas essa estratégia tem um custo.

Os lucros da empresa não devem subir tanto nesse início. Mesmo com toda essa movimentação, o aumento esperado no lucro operacional é de apenas 13%, valor considerado modesto para o lançamento de um novo console.

Isso acontece porque o lucro por unidade vendida será baixo, e para compensar, será necessário que os jogadores comprem muitos jogos junto com o console.

A boa notícia é que, segundo Furukawa, o line-up de jogos de lançamento será forte o suficiente para motivar essas compras.

Um dos fatores mais delicados em relação ao preço do Nintendo Switch 2 é a questão das tarifas de importação — principalmente nos Estados Unidos, mas com reflexos no mundo todo, inclusive no Brasil.

Essas tarifas funcionam como uma espécie de imposto sobre produtos importados e afetam diretamente no custo final para o consumidor.

Segundo Furukawa, se essas tarifas mudarem de forma significativa, a Nintendo pode sim aumentar o preço do console para manter seus lucros e cobrir os custos extras.

Isso significa que, mesmo após o lançamento, o valor do Switch 2 pode subir — o que vai contra o que muitos esperam de uma nova geração, onde geralmente os preços caem com o tempo.

Um cenário diferente do que o mercado costumava ver

Em gerações passadas, era comum ver os consoles ficando mais baratos com o tempo. Mas isso mudou. Tanto o PlayStation 5 quanto o Xbox Series X já tiveram aumentos de preço desde que foram lançados em diversos países.

E agora, existe a possibilidade do Nintendo Switch 2 seguir o mesmo caminho. A estratégia da Nintendo parece estar focada em primeiro, conquistar o público com um preço mais acessível e muito marketing.

Depois, com a base de usuários estabelecida e a marca ainda mais forte, pode haver um ajuste de preço se as tarifas realmente impactarem negativamente os custos.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.