O PlayStation 5 Pro pode ser a única saída para a Sony avançar nos gráficos e no desempenho de jogos, já que o potencial "não explorado" do PlayStation 5 é apenas um mito da internet.
Recentemente, o conhecido vazador da AMD, Kepler, comentou sobre o hardware de meia geração ainda a ser revelado pela Sony e o potencial não explorado do modelo base.
Ao longo das últimas décadas, os fabricantes de hardware homogeneizaram o design de seus produtos, convergindo para designs semelhantes que mal têm alguma diferença.
Segundo Kepler, há pouca diferença entre os modernos CPUs da Intel e da AMD e GPUs da NVIDIA e da AMD, e qualquer otimização feita para um fornecedor se aplica essencialmente a todos.
Ao mesmo tempo, as ferramentas usadas pelos desenvolvedores melhoraram muito ao longo dos anos e podem extrair a maior parte do desempenho potencial com facilidade.
Os dias de otimização "para o metal" se foram porque é amplamente desnecessário hoje em dia, então realmente não há potencial não explorado para os consoles da geração atual, tornando o PS5 Pro uma necessidade para levar os gráficos e o desempenho adiante no espaço do console.
Para ver um salto real na fidelidade visual, no entanto, a próxima geração de consoles será necessária, pois o PlayStation 5 Pro não será um salto massivo sobre o modelo base.
Ainda assim, uma GPU aprimorada, o melhor Ray Tracing e o upscaler PlayStation Spectral Super Resolution devem trazer um bom impulso que irá satisfazer os jogadores de console até o lançamento do PlayStation 6.
Ainda não sabemos quando o console será lançado, mas não deve estar muito longe, já que todos os jogos do PlayStation 5 que entram na certificação a partir de agosto de 2024 devem apresentar compatibilidade com o PS5 Pro.
Com base nas últimas informações, a Sony deve lançar o PS5 Pro até o fim deste ano. Além disso, a Sony está incentivando os desenvolvedores a utilizarem mais Ray Tracing e qualidades gráficas em games para garantir o selo de "Jogo Otimizado para PS5 Pro".