People Can Fly assume desenvolvimento de jogo secreto da Sony

Imagem de: People Can Fly assume desenvolvimento de jogo secreto da Sony

O estúdio polonês People Can Fly fechou uma parceria com a Sony para desenvolver um novo jogo baseado em uma das franquias da PlayStation.

O projeto, chamado temporariamente de "Project Delta", ainda está em fase inicial e não teve muitos detalhes revelados.

O contrato entre as empresas segue o modelo "work-for-hire", ou seja, a People Can Fly será responsável pelo desenvolvimento do jogo por encomenda, recebendo um pagamento acordado pela Sony.

O trabalho será realizado em etapas, conhecidas como "milestones", e cada fase terá metas e pagamentos específicos, conforme detalhado no contrato.

A empresa já tem experiência nesse tipo de colaboração. Em 2023, ela fechou um acordo com a Microsoft para desenvolver um jogo baseado em uma das franquias do Xbox.

Como a People Can Fly já havia trabalhado na trilogia original de Gears of War e no spin-off Gears of War: Judgment, muitos apostaram que o novo projeto seria algo relacionado à série.

E estavam certos. Em janeiro deste ano, foi confirmado que o jogo em questão era Gears of War: E-Day, feito em parceria com o estúdio The Coalition.

Diferente do acordo com a Microsoft, ainda não há informações sobre o orçamento do projeto com a Sony. No entanto, a People Can Fly tem um histórico sólido no gênero de tiro, com títulos como Painkiller, Bulletstorm e Outriders.

Isso levou muitos fãs da PlayStation a especular que a Sony pode estar planejando trazer de volta franquias clássicas de ficção científica como Resistance ou Killzone, que estão paradas há mais de uma década.

A Insomniac Games e a Guerrilla Games, estúdios responsáveis por Resistance e Killzone, respectivamente, estão ocupados com outras produções.

Isso aumenta as chances de que a Sony tenha confiado essa missão à People Can Fly. Se isso for verdade, seria uma ótima notícia para os fãs desses jogos, que marcaram época no PlayStation.

Mudanças na People Can Fly

Além dessa novidade, o estúdio polonês anunciou recentemente que vai encerrar sua divisão de publicação de jogos de realidade virtual.

O motivo? A falta de investimentos nesse setor, inclusive por parte das grandes empresas que dominam o mercado de VR.

Com essa mudança, a empresa pretende focar exclusivamente no desenvolvimento de jogos AAA, seja publicando seus próprios títulos, trabalhando sob encomenda ou em co-desenvolvimento com outras companhias.

Ainda é cedo para saber exatamente o que esse novo projeto da People Can Fly para a Sony vai trazer, mas a parceria entre as duas empresas é promissora. Agora, resta esperar pelos próximos anúncios e torcer para que seja um grande jogo.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.