O ChatGPT é uma ferramenta versátil que pode ser utilizada para diversos propósitos, embora os resultados nem sempre sejam como o esperado.
No entanto, menos de uma semana após o anúncio da integração com o Bing, a OpenAI desativou a colaboração devido à descoberta de que os usuários poderiam contornar sites com acesso pago.
Na semana passada, a OpenAI lançou oficialmente o recurso "Navegar com Bing para o ChatGPT Plus", que permitia aos usuários obter respostas mais eficientes para suas perguntas usando o mecanismo de busca diretamente no aplicativo do chatbot para dispositivos móveis.
A OpenAI tinha a esperança de que esse recurso beta fosse particularmente útil para responder perguntas sobre eventos atuais, já que o ChatGPT foi treinado com dados obtidos até o ano de 2021.
No entanto, na última segunda-feira (3), a OpenAI publicou uma postagem em seu blog informando que o recurso seria desativado.
"Desde 3 de julho de 2023, desativamos temporariamente o recurso beta de navegação com o Bing, por precaução, enquanto resolvemos essa questão para agir corretamente em relação aos proprietários de conteúdo. Estamos trabalhando para reintegrar o recurso beta o mais rápido possível e agradecemos sua compreensão!", escreveu Michael Schade, da OpenAI.
Schade menciona que o recurso de navegação poderia "exibir o conteúdo de maneiras que não desejamos", como justificativa para o desligamento, mas foi descoberto que os usuários estavam usando o recurso para contornar o acesso a sites pagos.
O subreddit r/ChatGPT, postou que o recurso de navegação com o Bing basicamente transformava o ChatGPT em um navegador web que podia exibir todo o conteúdo de um site com paywall.
Apesar desse contratempo, a Microsoft e a OpenAI têm tido uma parceria bastante produtiva, já que a gigante da tecnologia investiu bilhões na startup de IA no início deste ano.
Um dos primeiros movimentos da Microsoft foi adicionar o ChatGPT ao mecanismo de busca Bing, como uma forma de fortalecer sua posição em relação ao seu principal concorrente, o Google.
No entanto, no mês passado, a Microsoft anunciou que faria essencialmente o oposto, ou seja, colocaria o Bing no ChatGPT, com o recurso de navegação com o Bing.
Apesar deste problema inicial, o recurso será reintegrado assim que os problemas forem solucionados, o que não deve durar muito.
Via: OpenAI