O PayPal anunciou o lançamento de um novo serviço que permitirá os clientes comprar e vender criptomoedas diretamente de sua conta do PayPal.
O novo recurso da empresa americana que opera um sistema mundial de pagamentos online deve impulsionar o mercado de criptomoedas.
"A mudança para as formas digitais das moedas é inevitável, trazendo vantagens claras em termos de inclusão financeira e acesso; eficiência, rapidez e resiliência do sistema de pagamentos; e a capacidade dos governos de distribuir fundos aos cidadãos rapidamente", disse o presidente e CEO do PayPal, Dan Schulman, em um comunicado.
"Estamos ansiosos para trabalhar com bancos centrais e reguladores em todo o mundo para oferecer nosso apoio e contribuir de forma significativa para moldar o papel que as moedas digitais desempenharão no futuro das finanças e do comércio globais", acrescentou.
Com este serviço, o PayPal se torna uma das maiores empresas dos Estados Unidos a fornecer aos consumidores acesso a criptomoedas, ajudando o bitcoin e outras criptomoedas a ganhar maior aceitação como métodos de pagamento viáveis.
A empresa também incentiva o uso do serviço global de moedas virtuais e prepara sua rede para novas moedas digitais que podem ser desenvolvidas por bancos centrais e corporações.
"Para novas moedas digitais que podem ser desenvolvidas por bancos centrais e corporações, o PayPal espera que o serviço incentive o uso global de moedas virtuais e prepare sua rede para o mesmo", disse Schulman.
"Estamos trabalhando com bancos centrais e pensando em todas as formas de moedas digitais e em como o PayPal pode desempenhar um papel".
Apesar de estarem no mercado há mais de uma década, o bitcoin e outras moedas virtuais têm dificuldade em se estabelecer como formas de pagamento amplamente utilizadas.
A volatilidade das criptomoedas as torna atraentes, mas também apresenta riscos para comerciantes e compradores. Assim, tornando as transações mais lentas e caras do que outros sistemas de pagamento convencionais.
De acordo com o PayPal, o novo sistema cuidará dessas questões, pois os pagamentos serão liquidados em moedas tradicionais, como o dólar americano.
Isso significa que o PayPal lidará com os perigos decorrentes das flutuações de preços e os comerciantes receberão pagamentos em moedas virtuais.
"Estamos fazendo isso de uma maneira fundamentalmente diferente para garantir que fornecemos o máximo de segurança aos nossos comerciantes", acrescentou Schulman.
O PayPal garantiu a primeira licença condicional de criptomoeda do Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (NYDFS).
A empresa permitirá inicialmente a compra de bitcoin e outras criptomoedas chamadas Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin. O PayPal também fez parceria com a firma de criptomoedas Paxos Trust Company para oferecer o serviço.
O serviço estará disponível para titulares de contas do PayPal nos EUA nas próximas semanas. A empresa planeja expandir os recursos para Venmo e selecionar mercados internacionais no primeiro semestre de 2021.
Além disso, a partir do início de 2021, os clientes do PayPal poderão usar suas reservas de criptomoedas como fonte de financiamento para pagar aos 26 milhões de comerciantes do PayPal em todo o mundo.
Os consumidores poderão converter instantaneamente seu saldo de criptomoeda selecionado em moeda fiduciária, com a certeza do valor e sem taxas adicionais.
- Leia também: Hackers invadem conta do Exército Britânico no Twitter e YouTube para promover fraudes de criptomoedas
Os comerciantes do PayPal não terão integrações ou taxas adicionais, pois todas as transações serão liquidadas em moeda fiduciária de acordo com as taxas atuais do PayPal.