O Google Chrome finalmente deixará de consumir toda memória RAM do PC

Imagem de: O Google Chrome finalmente deixará de consumir toda memória RAM do PC

O Google Chrome é um navegador responsável por cerca de 66% da participação no mercado global de navegadores de internet para desktops.

O aplicativo para acessar websites que é confiável e repleto de recursos também domina o mercado de navegadores de internet móvel.

No entanto, o navegador do Google é conhecido pelo seu alto consumo de recursos que utiliza uma quantidade considerável de memória RAM do computador para manter seu funcionamento adequado.

A boa notícia para os fãs do webrowser, é que, de acordo com um novo relatório do Windows Latest, os problemas de desempenho associados ao Chrome podem ser solucionados em breve.

Conheça agora alguns detalhes sobre a próxima atualização do Google Chrome que está por vir.

Suporte PartitionAlloc-Everywhere para Google Chrome

O suporte a "PartitionAlloc-anywhere" foi detectado recentemente no código-fonte do Chrome. Isso significa que o Google começou a trabalhar no recurso apresentado em 2020, disponível na última versão beta do Chrome para Windows 10 e Android.

Google Chrome PartitionAlloc Everywhere Support For

Entre os principais benefícios do suporte PartitionAlloc-anywhere estão o navegador abre mais rápido, maior velocidade ao carregar páginas internas e melhor gerenciamento de recursos. Em outras palavras, menor uso de RAM.

O PartitionAlloc também está disponível para Linux, mas de acordo com um engenheiro do Google, há vários problemas e bugs.

Para reduzir ainda mais o uso de RAM, o Google conduziu outro experimento. A conclusão tirada deste experimento foi que mesclar as partições regulares e alinhadas pode reduzir o uso de memória.

O Google explicou ainda que, "ter duas partições separadas é necessário quando a regular não fornece o alinhamento desejado. Sem isso, é benéfico em termos de desempenho e memória ter uma única partição.

O desempenho é melhor, pois as alocações alinhadas (que na verdade são abundantes no Chromium) podem aproveitar o cache de thread.

A pegada de memória melhora com a menor fragmentação e sem pagar o custo fixo dos metadados da partição." Se tudo correr bem, podemos esperar o PartitionAlloc-anywhere na próxima versão estável do Chrome.

Fonte: Chromium Windows Latest