NVIDIA publica SDK DLSS 3.5 junto com documentos de suporte

Imagem de: NVIDIA publica SDK DLSS 3.5 junto com documentos de suporte

A NVIDIA publicou recentemente o SDK DLSS 3.5, que promete uma revolução no Super Sampling com avanços notáveis na próxima geração de jogos e aplicativos.

O recém-divulgado SDK DLSS 3.5 da NVIDIA já está disponível para todos os interessados, trazendo consigo uma gama de aprimoramentos notáveis.

Entre essas melhorias, destaca-se a reconstrução de raios e aprimoramento do upscaling via IA, especialmente projetados para elevar a qualidade dos jogos AAA.

Recentemente, foi descoberto a adição das primeiras bibliotecas DLSS 3.5 e Ray Reconstruction no repositório público do GitHub da NVIDIA.

Fomos verificar essas informações e, o SDK DLSS Super Sampling 3.5.0 e toda a documentação associada já estão disponíveis para acesso, junto com várias DLLs para plataformas Windows e Linux.

NVIDIA DLSS 3.5 SDK

Tais bibliotecas podem ser facilmente integradas, permitindo a transição tranquila da versão anterior, DLSS 3.1, para a nova DLSS 3.5 com a ajuda da ferramenta DLSS Swapper, criada por Beeradmoore, também conhecido como Brad.

Como migrar para o DLSS 3.5?

O processo de migração é muito simples, basta importar o arquivo nxngx_dlss.dll da pasta DLSS Dev para a lista DLSS Swapper. Em seguida, escolha um jogo da sua biblioteca e faça a troca para a versão DLSS 3.5.

No entanto, é aconselhável fazer um backup das DLLs existentes, garantindo a estabilidade caso ocorra algum problema ou incompatibilidade com o novo arquivo.

Este lançamento ocorre em um momento oportuno, vindo logo após a revelação da tecnologia FSR 3 da AMD, que também aborda interpolação e geração de quadros.

Mas a principal distinção do DLSS 3.5 em relação ao FSR 3 é que ele representa uma evolução do DLSS 3, que já introduziu tanto a geração quanto a interpolação de quadros.

Com aprimoramentos anteriores na revisão DLSS 3.1, o DLSS 3.5 vai ainda mais longe, ampliando a capacidade de ray tracing por meio da inovadora tecnologia de Ray Reconstruction.

A nível técnico, o concorrente do FSR 3 da AMD é o DLSS 3/3.1, não o DLSS 3.5, que avança consideravelmente nas metas que se propôs a alcançar.

O DLSS 3 já conquistou uma adoção significativa em vários títulos, enquanto a AMD, até o momento, anunciou suporte apenas para dois títulos AAA a partir de 2023, com mais 10 títulos previstos para 2024.

Além disso, a AMD divulgou sua tecnologia HYPR-RX, que promete frames fluidos em jogos DX11/DX12, porém, restrito às GPUs Radeon RX 7000, usando RSR em vez do FSR, o que pode ter um leve impacto na qualidade visual do jogo.

Embora a troca da DLL DLSS seja uma tarefa relativamente simples, a NVIDIA revelou ao WccfTech como ocorre a ativação da reconstrução de raios nos jogos.

Segundo a empresa, o próprio motor do jogo precisa ser compatível com o DLSS 3.5 e sua tecnologia de reconstrução de raios, a fim de substituir seus processos internos de redução de ruído.

Essa ativação deverá ser feita manualmente por meio de um botão incorporado no jogo, quando as circunstâncias o permitirem.

Embora o poder da IA possa levar a melhorias sutis no DLSS 3.5, a funcionalidade de reconstrução de raios só entrará em ação após essa ativação.

O aguardado jogo de expansão "Cyberpunk 2077: Phantom Liberty" será um dos pioneiros a implementar o DLSS 3.5 da NVIDIA, previsto para ser lançado em 6 de setembro de 2023.