A NVIDIA acaba de dar um passo importante para quem desenvolve jogos ou projetos em 3D ao lançar o plugin oficial do DLSS 4 para a nova versão da Unreal Engine 5.6, um dos motores gráficos mais usados atualmente no mundo dos games.
Isso significa que, a partir de agora, desenvolvedores podem integrar ao seu trabalho uma tecnologia de ponta em inteligência artificial que melhora bastante o desempenho gráfico sem exigir tanto do computador.
Esse novo plugin do DLSS 4 (sigla para Deep Learning Super Sampling) já está disponível no site oficial da NVIDIA e é compatível com as versões mais recentes da Unreal Engine, desde a 5.2 até a 5.6.
Com isso, mesmo projetos que estão sendo atualizados ou recém-criados podem tirar proveito dos avanços mais modernos no mundo dos gráficos 3D.
Para quem não sabe, o DLSS é uma tecnologia criada pela própria NVIDIA que usa inteligência artificial para deixar os gráficos dos jogos mais bonitos e com maior fluidez, sem exigir uma placa de vídeo muito potente.
Em vez de gerar uma imagem de alta resolução diretamente — o que exige muito do hardware — o DLSS cria uma imagem menor e depois usa IA para ampliá-la com qualidade muito próxima (ou até melhor) do que a original.
Isso melhora a taxa de quadros por segundo (FPS) e mantém os visuais nítidos. A grande novidade do DLSS 4 é o uso do modelo Transformer, uma nova estrutura de IA que substitui o antigo sistema baseado em CNN (Redes Neurais Convolucionais).
Esse modelo Transformer consome até 20% menos memória de vídeo (VRAM) e é muito mais eficiente, o que resulta em gráficos ainda mais suaves, com menos travamentos e um consumo mais inteligente dos recursos do PC.
A Unreal Engine é um dos motores gráficos mais poderosos do mercado, usado por desenvolvedores de jogos grandes, indies, empresas de cinema e até simuladores.
- Leia também: NVIDIA DLSS 4 é 8x mais rápido que o DLSS 3
A versão 5.6, lançada recentemente, traz ganhos notáveis de desempenho tanto no uso de CPU quanto de GPU, o que abre espaço para gráficos ainda mais realistas e uma experiência de jogo muito mais imersiva. Com a chegada do plugin do DLSS 4, quem estiver desenvolvendo jogos com a UE 5.6 poderá usar recursos como:
- Frame Generation: geração de quadros extras para melhorar a fluidez.
- Multi-Frame Generation: melhora ainda mais a suavidade da imagem usando vários quadros anteriores.
- Ray Reconstruction: melhora a qualidade dos reflexos e sombras em tempo real.
- Super Resolution: aumenta a resolução da imagem com mínimo impacto no desempenho.
Esses recursos juntos tornam possível criar jogos com qualidade de cinema, mas que rodam bem até mesmo em máquinas que não são topo de linha, desde que tenham placas de vídeo da linha NVIDIA RTX.
Algumas funções mais avançadas do DLSS 4 serão exclusivas para as placas da série RTX 50, mas a boa notícia é que o plugin pode ser usado com qualquer GPU da linha RTX.
Ou seja, quem tem uma RTX 2060, 3060 ou 4070, por exemplo, já pode se beneficiar da nova tecnologia nos jogos que suportarem DLSS 4. Mas o DLSS 4 precisa ser integrado diretamente pelos desenvolvedores nos jogos ou projetos.
Ou seja, não adianta o usuário final ativar sozinho — é necessário que o jogo tenha suporte oficial por meio do plugin fornecido pela NVIDIA.