A NVIDIA revelou a quarta geração de sua tecnologia de upscaling, o DLSS 4, durante a CES 2025, trazendo uma melhoria de desempenho muito impressionante.
O novo recurso Multi-Frame Generation apresentou taxas de quadros até 8 vezes maiores em GPUs da série GeForce RTX 50, aumentando a qualidade gráfica de jogos e aplicativos.
Com o DLSS 4, até três quadros adicionais podem ser criados para cada quadro tradicionalmente renderizado, o que acaba resultando em um grande aumento na taxa de quadros.
Na prática, isso abre possibilidades para jogar título em 4K a 240 FPS com ray tracing em placas como a GeForce RTX 5090.
Por exemplo, em jogos como Cyberpunk 2077, a tecnologia reduz a latência pela metade, proporciona maior fluidez e aprimora a qualidade visual.
A nova abordagem aproveita a arquitetura Blackwell, combinando hardware e software para tornar o processo mais eficiente.
As GPUs da Série RTX 50 contam com núcleos Tensor de 5ª geração, capazes de processar 2,5 vezes mais dados de IA, possibilitando a execução de cinco modelos simultâneos sem comprometer o desempenho.
Com a tecnologia DLSS 4, a NVIDIA implementa pela primeira vez na indústria gráfica modelos de IA baseados em transformadores.
Essa tecnologia, que também é utilizada em sistemas de IA avançados como ChatGPT e Gemini, supera os modelos anteriores baseados em Redes Neurais Convolucionais (CNNs).
Os transformadores, baseados nos conceitos de codificador e decodificador dos VAEs, possuem maior precisão temporal, reduzindo problemas como fantasmas e instabilidades visuais.
Em cenários com iluminação complexa, como em Alan Wake 2, os modelos de reconstrução de raios do DLSS 4 apresentaram imagens mais limpas e detalhadas.
Isso ficou evidente em texturas complexas e elementos em movimento, como cercas de arame e pás de ventiladores, que agora tem menos artefatos visuais.
Melhorias para todas as gerações RTX
Apesar do DLSS 4 ser otimizado para a série RTX 50, os usuários de GPUs RTX das séries 20 e 40 também verão grandes melhorias gráficas.
Mais de 75 jogos e aplicativos serão atualizados para suportar o Multi-Frame Generation, enquanto mais de 50 títulos terão suporte para os novos modelos de transformadores com funcionalidades como Super Resolution e Ray Reconstruction.
Títulos populares, como Cyberpunk 2077 e Alan Wake 2, estarão prontos para usar essas tecnologias já no lançamento da nova série.
Além disso, com a funcionalidade de "Substituição DLSS" os usuários poderão ajustar as configurações direto no aplicativo NVIDIA, simplificando a atualização de jogos para aproveitar as novas capacidades gráficas.
A geração de múltiplos quadros melhora a performance e também resolve alguns problemas técnicos relacionados à suavidade e latência.
A tecnologia Flip Metering da arquitetura Blackwell garante tempos de exibição consistentes, eliminando variações na cadência dos quadros e entregando uma jogabilidade mais fluida.
Por outro lado, os novos modelos de transformadores tem maior longevidade à qualidade visual. Em jogos como Horizon Forbidden West: Complete Edition, os detalhes das texturas e a clareza geral são muito mais aprimorados.
Desde sua estreia em 2018, o DLSS transformou o mercado de jogos ao combinar qualidade gráfica e desempenho. Com o DLSS 4, a NVIDIA dá mais um passo rumo ao futuro dos gráficos.
As GPUs GeForce RTX Série 50 tem o potencial para iniciar uma nova era para jogadores e criadores de conteúdo, entregando avanços tecnológicos que redefinem o que é possível em termos de desempenho e qualidade visual.