Uma versão do Nintendo Switch OLED modificado tem chamado a atenção por sua capacidade de rodar alguns jogos em resoluções mais altas, até mesmo em 4K.
Isso foi possível graças ao trabalho do usuário do YouTube, Naga, que dessoldou os módulos de RAM originais do console e soldou dois módulos de 4 GB, dobrando a RAM do console atingindo os 8 GB.
Curiosamente apenas alguns jogos aceitaram a RAM adicional, enquanto a maioria dos outros ficaram limitados aos 4 GB de RAM.
Com algum overclocking, jogos como Mortal Kombat 1, Kingdom Come Deliverance e Alien Isolation apresentaram desempenho muito melhor do que no hardware base.
No entanto, o destaque foi para o jogo Zelda: Tears of the Kingdom, que conseguiu rodar em uma resolução de 4K. Apesar da resolução acima do normal para o console, o desempenho do jogo estava longe de ser jogável.
Com o Nintendo Switch chegando ao fim de sua vida útil, não é surpreendente ver experimentos como este sendo feitos com o hardware atual.
O próximo console da Nintendo, que ainda não foi oficialmente revelado, pode ser consideravelmente mais potente que seu antecessor.
Apesar das especificações do chip T239 sugerirem que seu desempenho não deve ser comparável ao dos consoles da geração atual, como o Xbox Series S, o novo console pode trazer o melhor sistema ray tracing da geração.
Isso por que o Nintendo Switch 2 deve suportar a reconstrução de raios NVIDIA DLSS, que traz melhorias visuais consideráveis em jogos com suporte a esta tecnologia.