Nintendo Switch 2 vai apostar em Game-Key Cards por falta de cartuchos

Imagem de: Nintendo Switch 2 vai apostar em Game-Key Cards por falta de cartuchos

Quando o assunto é o novo Nintendo Switch 2, uma das coisas que está chamando atenção é o uso do chamado Game-Key Card.

Esse formato deve ser bem comum entre os jogos do novo console, e o motivo é que a Nintendo vai oferecer pouquíssimas opções de cartuchos físicos para os desenvolvedores.

Segundo uma informação compartilhada pelo perfil Necro Felipe no X (antigo Twitter), um vazamento da empresa Arc System Works — conhecida por jogos como Guilty Gear — trouxe à tona detalhes importantes sobre o novo console da Nintendo.

Nesse vazamento, apareceu uma versão em desenvolvimento do jogo Guilty Gear Strive e a existência de um título inédito que será lançado para o Switch 2.

O detalhe mais curioso é que só existem três formatos de jogo disponíveis: versão digital, cartucho de 64 GB e o Game-Key Card.

Ou seja, se o estúdio não quiser ou não puder usar o cartucho físico de 64 GB, a única alternativa física será o Game-Key Card. Isso explica por que muitos dos jogos que vão sair junto com o lançamento do Switch 2 devem usar esse formato.

E, ao que tudo indica, essa tendência deve continuar, a menos que a Nintendo resolva oferecer mais opções de cartuchos para os estúdios.

Mas o que é esse tal de Game-Key Card?

Apesar do nome parecer novo, a ideia por trás dos Game-Key Cards não é nenhuma novidade. Quem tem um PlayStation 5 ou Xbox Series X|S já está acostumado com algo parecido.

Basicamente, você compra a edição física do jogo, mas quando abre a caixinha... não tem disco. Só vem um código para baixar o jogo digitalmente.

No caso do Switch 2, a proposta é parecida, mas com uma vantagem: os Game-Key Cards funcionam como se fossem um cartucho tradicional, podendo até ser emprestados entre jogadores. Mas, na prática, ao colocar no console, o jogo precisa ser baixado pela internet.

De acordo com o vazamento da Arc System Works, os Game-Key Cards também vão permitir baixar o jogo mesmo em regiões que não têm suporte oficial à loja digital da Nintendo, a famosa eShop.

Isso pode ser uma boa notícia para quem mora em países onde a Nintendo não tem presença oficial, como partes da América Central e até mesmo em certas áreas da Ásia.

O novo console da Nintendo tem lançamento marcado para o dia 5 de junho de 2025 em diversos países do mundo. Mas algumas regiões, como a China e países da América Central, podem ficar de fora nessa primeira leva.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.