A Netflix anunciou um corte de gastos em meio a desaceleração na sua receita e o declínio no número de assinantes do serviço que abalou a indústria do entretenimento.
Nesta terça-feira (17), a empresa emitiu um comunicado afirmando ter demitido 150 funcionários, a maioria nos EUA, alegando que está tentando diminuir o crescimento dos custos em meio a diminuição da receita.
"Como explicamos sobre os lucros, nosso crescimento de receita mais lento significa que também estamos tendo que diminuir nosso crescimento de custos como empresa", disse um porta-voz da Netflix em comunicado.
"Infelizmente, estamos demitindo cerca de 150 funcionários hoje, a maioria dos EUA. Essas mudanças são impulsionadas principalmente pelas necessidades de negócios e não pelo desempenho individual, o que as torna especialmente difíceis, pois nenhum de nós quer dizer adeus a esses grandes colegas. Estamos trabalhando duro para apoiá-los nessa transição muito difícil", acrescentou.
O anúncio ocorre pouco depois da Netflix divulgar seu balanço anual que registrou uma perda de 200 mil assinantes. A empresa ainda estima que pode haver uma perda de mais 2 milhões de assinantes neste trimestre.
Com isso, as ações da Netflix caíram 35,1%, a maior queda em um dia em quase duas décadas fazendo com que a empresa repensasse seu modelo de negócios para se manter no topo das plataformas de streaming de conteúdo.
Os cortes de funcionários representam cerca de 1% de sua força de trabalho global que em dezembro de 2021 contava com 11.300 funcionários em tempo integral.
Os departamentos afetados pelas demissões incluem comunicações, recrutamento e responsáveis pelo conteúdo, incluindo atores, diretos, etc. Mais cortes podem vir para outras equipes ainda este ano.
Com a onda de cortes de gastos da Netflix, a indústria do entretenimento levantou algumas preocupações como a diminuição do volume de conteúdo produzido pela empresa, encerrando uma era de crescimento explosivo.
Além do corte de empregos, a Netflix também está encerrando algumas animações em desenvolvimento, incluindo o projeto "Pearl" da Archewell Productions, "Dino Daycare" criado por Jeff King e "Boons and Curses" criado por Jaydeep Hasrajani.
Em uma teleconferência de resultados, a Netflix disse que continuará focada na distribuição de séries e filmes populares, além de buscar novas estratégias de negócio.
Espera-se que a Netflix invista cerca de US $ 18 bilhões em conteúdo este ano para aumentar sua grande biblioteca de mídia online.
Via: LA Times