Need for Speed pode ter sido engavetado pela EA

Imagem de: Need for Speed pode ter sido engavetado pela EA

Parece que a famosa franquia Need for Speed pode ter sido deixada de lado pela Electronic Arts. A informação veio de uma fonte inesperada, mas que ainda assim é considerada confiável. Matthew Everingham, um dos colaboradores do site Speedhunters, publicou a seguinte mensagem em seu Instagram:

"Speedhunters está no gelo. A EA engavetou Need for Speed, e isso significa que não há mais verba para o site.
Sou grato por tudo — as viagens, as histórias, os amigos que fiz pra vida toda.
Continuo fotografando, só mudando de marcha agora para mais vídeos."

Para quem não sabe, o Speedhunters é um coletivo internacional de fotógrafos, escritores e motoristas apaixonados por contar histórias sobre a cultura automotiva pelo mundo.

O site era aparentemente financiado pela própria Electronic Arts. E o fato é que ele não é atualizado desde 8 de abril de 2025. Essa notícia talvez nem seja uma grande novidade para os fãs de Need for Speed.

A franquia vinha tendo dificuldades há algum tempo. Entre 2015 e 2019, os três jogos criados pela Ghost Games tiveram desempenho abaixo do esperado.

Já o título mais recente, Need for Speed Unbound, lançado em 2022, foi desenvolvido em conjunto pela Criterion Games e pela Codemasters. Apesar de ter sido melhor recebido, ele ainda não vendeu o suficiente para garantir uma continuação.

A última vez que se falou oficialmente sobre a franquia foi em setembro de 2023. Na época, a EA anunciou que a Criterion Games seria transferida para o grupo EA Entertainment.

O objetivo era ajudar no desenvolvimento do próximo jogo da série Battlefield — tanto no modo campanha quanto no multiplayer — e também, possivelmente, em um novo jogo de corrida. Mas agora parece que as coisas mudaram de direção.

Ou o projeto de corrida não estava indo bem, ou a EA decidiu concentrar todos os esforços apenas em Battlefield 6. Isso faz sentido para a empresa, já que Battlefield tem muito mais peso e visibilidade que Need for Speed.

Para se ter uma ideia, a EA pretende alcançar a marca de 100 milhões de jogadores com o novo Battlefield. É uma meta ambiciosa, mas possível se o jogo for um grande sucesso.

Enquanto isso, os jogos de corrida continuam sendo um nicho mais limitado. Mesmo Forza Horizon 5, que é um dos maiores sucessos do gênero nos últimos anos, atingiu 45 milhões de jogadores — e isso contando com quem jogou pelo Game Pass.

Além disso, a EA também anunciou que o jogo Need for Speed Rivals, lançado em 2013 e feito em parceria entre Criterion e Ghost, terá seus servidores online desligados em 7 de outubro de 2025.

Apesar da falta de confirmação oficial por parte da Electronic Arts, tudo indica que a franquia Need for Speed está, pelo menos por enquanto, parada na garagem.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.