A nave Starship Human Landing System (HLS) da SpaceX, parte do programa Artemis da NASA, será uma das estruturas mais impressionantes da exploração espacial recente.
Com orçamento de 2,9 bilhões de dólares, a nave deve conduzir o próximo pouso de astronautas na Lua, o primeiro desde o programa Apollo.
Projetada para abrigar até 20 tripulantes, a Starship HLS contará com dois andares e uma altura interna de aproximadamente 12 metros.
Recentemente, um educador e entusiasta espacial, Tom Blackmore, visitou as instalações da SpaceX em Boca Chica, no Texas, onde compartilhou alguns detalhes do protótipo da nave.
De acordo com Blackmore, o design atual é uma versão reduzida do modelo final, com dois decks — o inferior dedicado ao suporte de vida e o superior ao alojamento dos astronautas.
O primeiro deck, que fica logo acima dos tanques de combustível, possui piso curvo e é equipado com sistemas de suporte de vida. A escada central, com cerca de 1,2 metro de largura, conecta os dois andares.
Ainda segundo Blackmore, o andar superior é amplo, com beliches de um lado e prateleiras de armazenamento do outro, além de assentos de controle que auxiliam nas manobras de pouso e decolagem da superfície lunar.
Nos alojamentos da nave, há espaço para cinco áreas de descanso e uma configuração que pode acomodar até 20 astronautas.
"Não há escassez de espaço para qualquer tamanho de equipe na Starship HLS", afirma Blackmore, destacando as dimensões generosas da nave.
Outro detalhe é que o protótipo atual não tem janelas, mas foram colocadas telas de televisão instaladas em locais estratégicos para simular o visual do espaço.
Segundo o vice-gerente da NASA para o programa HLS, Dr. Kent Chojnacki, a SpaceX vai começar a transferir combustível entre naves em março do próximo ano, algo que permite carregar uma quantidade maior de carga em órbita terrestre.
A NASA também quer que os lançamentos da Starship ocorram regularmente a partir do Texas e futuramente no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, com o objetivo de realizar até um lançamento semanal.
A cadência de lançamentos será uma parte essencial para manter o tanque da nave cheio e garantir o sucesso do pouso lunar.