Um dos destaques do último keynote da Apple foi a apresentação do seu novo modem 5G feito em casa, o C1X, que chega no iPhone Air. A Apple disse que esse chip é mais rápido que o Snapdragon X75, da Qualcomm, e ainda consome 30% menos energia.
Mas, segundo Ben Bajarin, CEO da empresa de pesquisa e consultoria tecnológica Creative Strategies, quando o foco é desempenho puro, os modems da Qualcomm ainda levam vantagem. Por outro lado, se a prioridade for duração da bateria, não há alternativa melhor que o C1X.
Apesar disso, a Qualcomm deve continuar como fornecedora de modems 5G para a Apple nos próximos anos. Bajarin acredita que a transição completa para os chips próprios da Apple ainda vai demorar.
Um detalhe interessante é que, em um teardown recente, descobriu-se que todos os modelos do iPhone 17 usam o Snapdragon X80, exceto o iPhone Air, provavelmente por causa da maior velocidade e suporte a redes mmWave.
O C1X até é mais rápido que o Snapdragon X75, mas não suporta mmWave 5G e fica restrito às frequências sub-6GHz. A boa notícia é que, onde ele perde em velocidade, ganha em eficiência.
O processo de fabricação exato do chip ainda não foi confirmado, mas a Apple garante que o iPhone Air consegue até 27 horas de reprodução de vídeo com uma carga. Essa eficiência é potencializada pelo chip de rede sem fio N1, que trabalha junto com o C1X para aumentar a autonomia.
Bajarin explica que a integração profunda entre hardware e software da Apple permite que o chip seja melhor controlado, resultando em mais tempo de uso da bateria.
Isso é um ponto que muitos usuários valorizam, já que, mesmo os Snapdragon X75 e X80, só conseguem atingir a velocidade máxima permitida pela infraestrutura de rede disponível, nunca chegando ao desempenho teórico anunciado.
"Pode não ser tão bom quanto os modems da Qualcomm em termos de desempenho puro, mas a Apple consegue controlar melhor o chip e fazê-lo rodar com menor consumo. Ou seja, a bateria dura mais", afirma Bajarin.
Bajarin também acredita que a Apple vai continuar usando os modems da Qualcomm pelos próximos anos e não vai abandonar a parceria imediatamente.
Porém, rumores indicam que a Apple já está trabalhando no C2, sucessor do C1, que deve suportar redes mmWave, mostrando que a empresa quer evoluir rapidamente seu próprio modem 5G.
O contrato de licenciamento de modems 5G entre Apple e Qualcomm vence em março de 2027, e esse pode ser o último ano em que a Apple dependa do hardware da Qualcomm.
O objetivo da Apple é combinar modem 5G, Wi-Fi e Bluetooth em um único chip, economizando espaço dentro do aparelho e aumentando ainda mais a autonomia da bateria.